Com quase 70 anos de experiência no motociclismo, não é surpresa identificarmos no design da Yamaha Moro 07 a contribuição da engenharia de motos no seu quadro, diferenciando-se em grande parte de tudo o que existe no setor.
A bicicleta de montanha eléctrica Yamaha MORO 07, edição do 30º aniversário, é uma celebração de três décadas de inovações da Yamaha no sector das bicicletas eléctricas. Este modelo de edição limitada Factory Silver combina tecnologia de ponta, componentes de qualidade e um design que remete para o legado da Yamaha.
Design e construção
O elegante quadro de alumínio da MORO 07 Dual Twin apresenta um design de tubo superior dividido, dando-lhe um equilíbrio ótimo entre rigidez e flexão, no entanto esta solução não permite instalar um suporte para bidão de água. A Yamaha optou por manter o peso da bicicleta relativamente baixo, o que a torna mais ágil nos trilhos em comparação com outras e-MTBs da mesma classe. A edição limitada sem pintura e os detalhes subtis da marca do 30º aniversário acrescentam um toque diferenciador, fazendo com que esta e-bike chame a atenção em qualquer trilho.
Motor e desempenho
Vida útil da bateria
A bateria integrada de 500Wh da bicicleta proporciona uma autonomia sólida para um dia de passeio, embora alguns condutores de trilhos mais exigentes possam desejar um pouco mais de capacidade para passeios prolongados. Felizmente, a bateria é facilmente acessível e rapidamente removível para carregamento, pelo que é possível planear passeios extra-longos se tiver uma reserva. O ecrã montado no guiador, a que a marca chama de Interface X tem uma porta USB tipo C para alimentar um dispositivo externo, seja um smartphone, GPS ou uma luz. Mostra a informação por meio de LED simples e minimalista, mas fornece uma leitura clara da duração da bateria, da autonomia e da assistência. Conta com tecnologia Bluetooth® Low Energy para facilitar a ligação à smartphone e com tecnologia ANT+™ para ser compatível com o computador da bicicleta.
Qualidade de condução e suspensão
O design da suspensão traseira é baseado num sistema 4-Bar, com um ponto de articulação nas escoras do tipo Horst Link. Isso contribui para que os 150mm de curso traseiro que oferece sejam sensíveis e mantenha independência em relação às forças de travagem.
Maneabilidade e componentes
Equipada com rodas 27,5”, travões Magura MT5 com discos de 203 mm e sistema de transmissão Shimano XT, a bicicleta oferece mudanças precisas e excelente poder de travagem em todas as condições. Os seus pneus Maxxis proporcionam uma excelente aderência e, juntamente com a suspensão bem afinada, proporcionam uma condução confiante e estável. Onde gostámos mais da Yamaha MORO 07 foi em trilhos técnicos com mudanças constantes de inclinação. Em subidas bruscas, a geometria ajuda a ter apoio na frente e a resposta do motor é sempre adequada. Além disso, a precisão e a velocidade da transmissão Shimano XT facilitam a manter a mudança certa durante a maioria do tempo.
Veredito