Açores abre Europeu de Ralis

O Conselho Mundial da FIA ratificou o calendário para o ERC do próximo ano proposto pela Eurosport Events. O Campeonato da Europa de Ralis de 2017 será composto por oito eventos e terá início no final de março com a etapa portuguesa daquela competição, o Azores Airlines Rallye, que troca a data inicialmente prevista para o início daquele mês. A saída do calendário dos ralis Circuito da Irlanda, Ypres e Estónia apenas é compensada pela entrada do Rally di Roma Capitale.

As regras desportivas da série também sofrerão algumas alterações. Para o resultado final dos pilotos contarão os seis melhores resultados e é reintroduzido o campeonato para equipas com as estruturas a poderem recolher pontos dos seus melhores pilotos com viaturas de tração integral e duas rodas motrizes. O campeonato júnior volta a incluir seis eventos, com o resultado final a ser obtido pelo somatório das quatro melhores pontuações, mas estará dividido entre U27 (para pilotos com menos de 27 anos) e U28 (para pilotos um ano mais velhos).

O vencedor do campeonato para pilotos mais jovens, em que são utilizadas viaturas R2 calçadas pela Pirelli, receberá um fundo de 100.000 euros para utilizar no campeonato júnior U28 de 2018. O campeão do ERC Junior U28 receberá como prémio uma participação num dos eventos europeus do WRC 2018 com uma viatura WRC de 2016.

Calendário:

30 março/01 abril – Azores Airlines Rallye, Portugal, terra (ERC Junior)

04/06 maio – Rally Islas Canarias, Espanha, asfalto (ERC Junior)

02/04 junho – Acropolis Rally, Grécia, terra

16/18 junho – Cyprus Rally, Chipre, asfalto/terra

03/05 agosto – Rally Rzeszow, Polónia, asfalto (ERC Junior)

25/27 agosto – Barum Czech Rally Zlin, asfalto (ERC Junior)

15/17 setembro – Rally di Roma Capitale, Itália, asfalto (ERC Junior)

06/08 outubro – Rally Liepaja, Letónia, terra (ERC Junior)

 

João Freitas Faria