10 mil curvas em grande estilo

09/03/2017

A Federação Francesa de Desporto Automóvel vai organizar este ano a terceira edição do Tour de Corse 10.000, nome que é uma clara alusão à denominação “Rali das 10.000 Curvas” antes utilizada para a mítica Volta à Córsega. Só que, com os atuais ralis do WRC a utilizarem bem menos que as 10.000 curvas do ‘antigamente’, esse espírito mantém-se doutra forma com os felizes possuidores de viaturas GT e outras bem kitadasd a poderem desfrutar das curvas mais difíceis da história dos ralis, sendo-lhes dada a possibilidade de rodar ao longo de cerca de 1.000 km nessas mesmas estradas percorridas, muitas delas utilizadas na prova que representa a França no WRC, e melhor do que isso, fechadas propositadamente ao trânsito.

O programa contempla vários dias e começa na quarta-feira, 5 de abril, com as verificações documentais e técnicas no Circuito Paul Ricard e posterior ida de barco de Marselha para Ajaccio. A partida é dada no dia seguinte de Calvi e visa o regresso a Ajaccio passando por Porto com a devida passagem pelo mesmo pódio que os pilotos do WRC. Já na sexta-feira, os participantes poderão assistir a uma passagem em classificativa dos principais pilotos do campeonato mundial antes de eles mesmo se fazerem à estrada.

A terceira etapa, disputada no sábado, inclui a visita ao parque de assistência do WRC em Bastia e o regresso a Ajaccio, cidade donde parte a última etapa, no domingo, que integra a classificativa mais longa da Volta à Córsega e conclui com a chegada ao pódio em Bastia. A prova termina com o regresso de barco a Marselha. A inscrição nesta prova apadrinhada por Bernard Darniche inclui toda a logística, 3 noites em hotéis de 4 e 5 estrelas, refeições e degustação de gastronomia local e um passe VIP para a prova do WRC custando 6.000 euros para a disputa de 4 “especiais” de regularidade e 7.200 euros para pretenda rolar por 7 vezes nas classificativas. No mínimo, os pneus dos GT vão ficar lindos, vão…

João Freitas Faria/Autosport