24 Horas de Le Mans: Fotogaleria, horário e inscritos

Faltam dez dias para o arranque da edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, uma competição que conta com a presença de três pilotos portugueses e uma equipa a Algarve Pro Racing. Filipe Albuquerque, que vai este ano para a sua quarta participação na prova, duas na equipa oficial da Audi (LMP1) e o ano passado na LMP2 com a RGR Sport by Morand. Álvaro Parente cumpre este ano a sua segunda participação, depois de se ter estreado em 2014 com um Ferrari 458 Italia GTC da Ram Racing e finalmente Pedro Lamy, que já corre em Le Mans desde 1997 com algumas interrupções pelo meio. Esta será a sua 18ª participação em Le Mans, onde já obteve cinco pódios, e um triunfo, em 2012 com um Chevrolet Corvette C6.R da Larbre Compétition na categoria GTE. Por fim, na LMP2, a equipa portuguesa Algarve Pro Racing, com um Ligier JSP217, mas sem pilotos lusos.

A Toyota terminou o dia de testes em Le Mans com o melhor tempo e com os seus três carros nas três primeiras posições, com Kamui Kobayashi a destacar-se, graças a uma volta em 3m18,132s, conseguida no começo das quatro horas de ensaios e numa simulação de qualificação. Aos comandos do TS050 Hybrid nº 7, o japonês bateu por 1,158s o Toyota nº 8, com o carro nº 9 a realizar o terceiro tempo, sendo o melhor dos Porsche 919 Hybrid o nº 2, já a mais de três segundos, fruto de vários problemas sentidos ao longo do dia. O outro LMP1 da marca de Weissach, o nº 1, com Neel Jani aos comandos, ficou a meio segundo, acreditando-se que a equipa nem sequer tentou exibir-se numa configuração de qualificação. Entre os LMP2 a Signatech Alpine voltou a ser a mais rápida, mas desta vez com o A470 nº 35, com Nelson Panciatici a efetuar uma volta em 3m28,146s, batendo por quase sete décimas o melhor dos Oreca 07 Gibson, o nº 37 da Chan DC Racing, enquanto a G-Drive ficou com o terceiro registo com o Oreca 07 nº 26. Filipe Albuquerque foi o melhor piloto não Oreca, no Ligier JS P127 nº 32 da United Autosports, a 3,7s dos mais rápidos. Já em GTE Pro Oliver Gavin confirmou a boa forma dos Corvette C7R oficiais com o carro nº 64, utilizando um novo motor para realizar uma volta em 3m54,701s, batendo os dois Porsche 911 RSR oficiais, com o outro Corvette a terminar com a quarta marca da categoria. Em GTE Am Pedro Lamy levou a melhor no Aston Martin Vantage nº 98, com uma volta que foi menos de um segundo mais lenta que o tempo realizado pelo melhor dos Ford GT oficiais da Ganassi Racing.

Lista de Inscritos – CLIQUE AQUI

Quarta-Feira, 14 de junho
Treinos Livres 15h00-19h00
Qualificação 1 21h00-23h00

Quinta-Feira, 15 de junho
Qualificação 2 18h00-20h00
Qualificação 3 21h00-23h00

Sábado, 17 de junho
Warm-up 08h00-08h45
Corrida 14h00-1h00 (domingo)

Domingo, 18 de junho
Corrida 14h00 (fim da corrida)

José Luís Abreu

Fotos: António Borga/Phillipe Nanchino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.