A nova vida de ‘Magic’ Marcus Gronholm

Marcus Grönholm esteve em Montalegre a acompanhar o seu filho, Niclas, que se estreia este ano no Mundial com um Ford Fiesta ex-Ken Block.

O veterano finlandês, bicampeão do Mundo de Ralis (2000 e 2002), montou uma equipa derivada da estrutura do compatriota Jussi Pinomaki e continua muito ativo ao volante, tendo sido o piloto de desenvolvimento do ‘novo’ Volkswagen Polo R WRC, ‘abandonado’ pela marca alemã.

“Na semana passada estive a testar o Fiesta em Lousada porque o Niclas está a cumprir serviço militar na Finlândia e só chega às provas poucos dias antes. Ele ainda tem pouca experiência, vamos evoluir com calma. Neste campeonato não é fácil um privado conseguir bater as equipas de topo”, afirmou ‘Magic’ Marcus, que em 2008 fez sensação ao ganhar logo a sua primeira prova no Europeu de Ralicross, em Höljes (Suécia).

Além de acompanhar o filho e de continuar ligado à VW Motorsport, para a qual poderá desenvolver o novo Polo R5, Grönholm também é o ‘coach’ do promissor Jari Huttunen, jovem finlandês da Opel que liderou o último Rali dos Açores no ERC2 até sofrer um problema mecânico. Mas a principal ocupação de Grönholm continua a ser o centro comercial que abriu há 10 anos na sua cidade natal, Inkoo.

José Luis Abreu/Autosport