António Félix da Costa nas 24 Horas de Nurburgring

Tem lugar este fim-de-semana uma das mais carismáticas e históricas provas do automobilismo Mundial, as 24 horas de Nurburgring Nordschleife, na Alemanha. António Félix da Costa vai estar à partida com um BMW M6 GT3, inscrito pela equipa BMW Team Schnitzer, na sua estreia em corridas de 24 horas e logo naquele que é conhecido como o mais desafiante circuito do mundo, o “Inferno Verde”.

O traçado de Nurburgring Nordschleife conta com 64 curvas de cortar a respiração, a maioria delas feita em alta velocidade, num perímetro total de 25,378 km. Para António Félix da Costa, que fará equipa com Augusto Farfus, Alexander Lynn e Timo Scheider, a palavra de ordem para o fim-de-semana que se avizinha é “respeito! Este ano já fiz algumas voltas em Nordschleife, mas cada passagem em cada curva é sempre um novo desafio e temos de estar totalmente focados, pois o mínimo erro paga-se bem caro. É um circuito que impõe respeito e que nos faz suster a respiração em vários pontos que são perigosos, além de que muitas vezes temos curvas cegas a 250 km/h, onde não sabemos ao certo o que esperar. São 160 carros em pista, alguns deles muito mais lentos que os GT3, a acrescentar ao facto de que podemos apanhar uma parte da pista molhada e outra zona seca, o que nos dificulta ainda mais a vida e faz desta corrida um dos maiores desafios da minha carreira”, revelou o piloto oficial da BMW, que vai alinhar no “Inferno Verde” com o Nº 43, procurando ajudar a BMW a conquistar a 20ª vitória nesta carismática prova, mantendo no entanto algumas cautelas no seu discurso: “representar a BMW significa sempre entrar com a vitória como um objectivo, mas não me posso esquecer que se trata da minha estreia nesta pista, assim como do Lynn, no entanto temos uma equipa forte e a experiência do Augusto vai-nos ajudar a evitar cair nas ratoeiras do Nordschelife. Vamos procurar não errar, estar fora das confusões e terminar a corrida, só assim poderemos ambicionar qualquer bom resultado”, finalizou o piloto de 25 anos, que vai encontrar em pista grandes nomes do automobilismo Mundial, todos eles em busca do mesmo objectivo nesta carismática e histórica prova.

Como já referido a grelha para as 24 Horas de Nurburgring Nordschleife será composta por 160 carros, onde encontramos como classe principal os GT3, com presenças oficiais de grandes construtores como a BMW, Mercedes, Audi, Porsche, Ford, Aston Martin, Ferrari, Lamborghini, Bentley, Lexus, além das categorias secundária sonde podemos encontrar carros bastante mais lentos e antigos, como Renault Clios, Ford Focus, VW Golf ou Opel Astras, numa verdadeira festa do Automobilismo Mundial, aberta a todo o tipo de carros e onde se esperam muitos milhares de adeptos a assistir à totalidade da prova, como tem sido hábito em anos anteriores. Será certamente uma grande corrida, onde António Félix da Costa procura representar da melhor maneira a marca de Baviera, num dos mais entusiasmantes desafios da sua carreira, ele que conta no seu CV com duas vitórias no GP de Macau (ostenta actualmente o título de Campeão do Mundo de F3), além de vitórias em todas as categorias que passou (Formula Renault 2.0, Formula 3, GP3, World Series by Renault 3.5, DTM e Fórmula E).

O programa do fim-de-semana tem início hoje, com uma sessão de treinos livres e a sessão nocturna de qualificação 1. Para 6ª feira está reservada a 2ª sessão de qualificação logo pela manhã, com os 30 primeiros depois a disputarem a uma última qualificação, que irá determinar a grelha de partida para a corrida. O inicio das 24 Horas está marcado para as 15:30 – hora local (14:30 em Portugal).