Audi vai à lua

Audi lunar quattro

A Audi vai estar presente numa missão de investigação científica à Lua, com dois carros lunares Audi Lunar quattro. Os dois veículos foram criados em conjunto por uma equipa de investigadores conhecida como Part-Time Scientists e 16 engenheiros da Audi. A versão final, que está pronta para visitar a Lua no final de 2017, usa tecnologia quattro e e-tron (tração integral e motores elétricos) derivada dos seus automóveis.

A marca alemã contribuíu com o sistema de tração integral, na otimização da eletrónica que controla o veículo e na otimização das dimensões. Assim, a marca alemã optou por aumentar o tamanho das rodas, mesmo assim reduzindo o peso total de conjunto de 38 para 30 kg, recorrendo a materiais mais leves a uma impressora a três dimensões para fabricar as peças em alumínio. Para navegar na Lua, o Audi Lunar quattro vai contar com quatro câmaras para observar o terreno em seu redor, construindo uma imagem a 360 graus.

A missão do Audi Lunar quattro vai ter lugar no vale de Taurus-Littrow, perto do local de alunagem da missão Apollo 17, em 1972. O veículo lunar vai fazer parte do módulo ALINA, criado pelos Part-Time Scientists, com um peso total do conjunto de 100 kg. O módulo vai ser transportado pela Spaceflight Inc num módulo Falcon 9, e os dados recolhidos vão ser partilhados com a NASA e a Agência Especial Europeia.