Azores Airlines Rallye: Lukyanuk começa a fundo…

30/03/2017

Alexey Lukyanuk e Alexey Arnautov são os primeiros líderes do Azores Airlines Rallye, ao serem os mais rápidos na especial de abertura da prova, Lagos, uma super especial com 2,40 Km. Para já, este resultado diz respeito aos 15 primeiros em prova, mas não é provável que nenhum dos seguintes faça melhor.

Contudo, nunca se sabe. Nikolay Gryazin/Yaroslav Fedorov forma segundos a 0,5s na frente de Ricardo Moura/António Costa, que distou 0,8s do líder. Ralfs Sirmacis/Arturs Simins e foram quartos a um segundo, na frente de Bruno Magalhães/Hugo Magalhães, que perderem 1,1s. Até ao fim do top não há mais pilotos lusos, ficaram, respetivamente, Jose Maria Lopez/Borja Hernandez, Kajetan Kajetanowicz/Jaroslaw Baran, que já perdeu 1,8s para Lukyanuk; Jan Cerny/Petr Cernohorsky, Jose Antonio Suarez/Candido Estevez e Marijan Griebel/Stefan Kopczyk. Pedro Meireles/Mário Castro foram 11º a 2,9s do mais rápido.

Ainda a seguir à escolha de partida, falámos com vários pilotos, portugueses, e todos têm boas aspirações para esta prova. Ricardo Moura: “Espero estar na luta pelo pódio, o ano passado as coisas acabaram por nos correr bem e vencemos, e este ano era importante estar consistentemente a lutar pelos três primeiros lugares, para evoluir na minha carreira. Sei de antemão que existem muitos pilotos que querem lutar pelos mesmos lugares. Espero ser mais um nesta luta”, disse. Quanto a Bruno Magalhães: “Não estou preocupado com a posição, o início foi bom, não fiquei muito longe dos tempos da frente. A minha principal preocupação é fazer quilómetros e conhecer melhor o carro e ajustá-lo ao meu estilo para além de ganhar ritmo pois há ano e meio que não conduzo em terrra”.

Quanto a Pedro Meireles: “É um rali duro e complicado, queremos ficar no top 3 entre os portugueses. Não é o ideal, mas será bom, tendo em conta que existirá muita luta e que o Ricardo e Bruno já aqui ganharam, e estarão mais à frente quer no nacional quer na geral. São adversários fortíssimos e temos de os ter em conta. Os outros concorrentes também vão querer fazer o seu melhor. O objetivo é mesmo ficar nos três primeiros nacionais…”

Falámos também com o açoriano Ruben Rodrigues: “A adaptação está a ser muito boa, estamos a adorar; estamos no caminho certo, melhorámos em todas as três passagens nos remédios (shakedown e qualificação). Quanto ao rali, vamos dar o nosso melhor, não conhecemos o carro mas conhecemos o traçado, pelo que será em crescendo. Vamos dar o nosso melhor”, disse.

Rodrigo Fernandes

Tempos Após PE1 (top 15)

1º Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov 01:34,7
2º Nikolay Gryazin/Yaroslav Fedorov 0,5
3º Ricardo Moura/António Costa 0,8
4º Ralfs Sirmacis/Arturs Simins 1
5º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães 1,1
6º Jose Maria Lopez/Borja Hernandez 1,5
7º Kajetan Kajetanowicz/Jaroslaw Baran 1,8
8º Jan Cerny/Petr Cernohorsky 2
9º Jose Antonio Suarez/Candido Estevez 2,1
10º Marijan Griebel/Stefan Kopczyk 2,5
11º Pedro Meireles/Mário Castro 2,9
12º Jaroslaw Koltun/Ireneusz Pleskot 3,1
13º Lukasz Habaj/Daniel Dymurski 3,4
14º Murat Bostanci/Onur Vatansever 3,6
15º Joaquim Alves/Luis Ramalho 9,5