BikeSphere, ou como aumentar a segurança entre ciclistas e condutores

a carregar vídeo

É uma das grandes questões, a segurança nas estradas. Hoje é um facto que cada vez há mais ciclistas a circular nas estradas portuguesas, o que não significa que o trânsito seja mais reduzido, antes pelo contrário.

Ambas as realidades partilham muitas vezes locais de circulação que não estão preparados para os receber… comumente. É aí que surge o BikeSphere, que pode dar uma boa ajuda neste particular.
O que é?
O BikeSphere é o nome dado a um projeto que visa aumentar a segurança entre ciclistas e automobilistas nas estradas. Consiste num detetor de proximidade colocado na traseira das bicicletas e num sensor de luz colocado no guiador.

Trabalhando em sintonia, é detetada a aproximação dos automobilistas e emitido um sinal luminoso vermelho em forma de círculo de luz giratório, que cria um perímetro de segurança em torno dos ciclistas.
Quando os automobilistas se aproximam, a velocidade a que a luz luminosa roda em torna do ciclista intensifica-se, de forma a avisar os automobilistas da distância de proximidade que não devem ultrapassar, aumentando-se assim a segurança.

Origem da ideia?
O conceito é o primeiro saído do #TrendyDrivers da Michelin, que visa apoiar novas ideias que contribuam para o aumento da segurança nas estradas.
Como participar?
Os interessados podem endereçar propostas para o #TrendyDrivers e os premiados recebem um valor de 6.000€ para concretizarem as suas ideias.
André Duarte