BMW mostra comandos por holograma no CES

A BMW vai apresentar uma nova evolução tecnológica no campo dos sistemas de informação e entretenimento, com o HoloActive Touch System, basicamente uma forma de ativar todas as funções do computador de bordo sem necessidade de tocar em nenhum botão ou num ecrã, combinando todos os tipos de tecnologia que a BMW já disponibiliza num controlo de ativação por holograma.

Basicamente, a BMW combina as tecnologias atuas de head up display, controlo por gestos e ecrã sensível ao toque. No local onde estaria o sistema de reconhecimento por gestos e o ecrã do sistema de informação e entretenimento, é projetado um holograma, que permite ao condutor ativar todos os comandos com a mão direita, com movimentos normais. Mesmo com o HoloActive Touch, continua a ser possível utilizar os comandos no ecrã.

Este sistema vai ser apresentado ao público pela Alemanha no Consumer & Electronics Show (CES), em Las Vegas, em janeiro de 2017. A BMW já tinha apresentado o AirTouch, um precursos da tecnologia holográfica, na edição anterior, enquanto 2015 foi o ano de estreia do controlo por gestos, que está disponível nas gerações atuais do Série 5 e Série 7.

Paulo Manuel Costa / AutoSport