Carros elétricos: 5 situações que podem ser um pesadelo

09/05/2017

No futuro e no limite a junção dos conceitos de mobilidade autónoma e elétrica será um paraíso no qual se prevê que iremos habitar, com os meios de transporte a levarem-nos comodamente onde queremos, sem que tenhamos quaisquer problemas. A condução passará a ser algo do passado, pelo menos a que implique mão humana.

Claro que, para já, isso é ainda um imaginário que faz parte de “uma galáxia muito distante”. Hoje ainda estamos a perceber e a desenvolver os seus alicerces, que são parte do caminho. Nesse percurso, a realidade não é perfeita e os carros elétricos com que já contactamos são muito úteis, mas também têm os seus “ses”.

Aqui deixamos por isso uma lista que consideramos poder contemplar algumas situações em que um carro elétrico se pode revelar um autêntico pesadelo e que não são tão difíceis de acontecer quanto isso.

Obviamente que todas as situações descritas podem ser refutadas atendendo a certas premissas óbvias: temos de nos precaver antes; há que pensar primeiro em tudo isso, ou claro que com um elétrico não podemos andar tão descansados. De facto é verdade e as situações mencionadas cruzam-se no princípio comum de precisarmos de baterias carregadas e por qualquer motivo não as termos com carga suficiente, mas os imprevistos fazem parte da vida e o ser humano, na sua génese, não difere assim tanto ‘só’ por mudar de um modelo movido a combustíveis fósseis para elétrico, até porque, quem nunca andou na reserva? Arriscamo-nos a dizer, já aconteceu a todos.

André Duarte

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.