Duelo Hamilton vs Vettel marcado para a melhor pista do mundo…

O duelo Lewis Hamilton/Sebastian Vettel vai continuar a marcar a agenda do Mundial de Fórmula 1, num campeonato que está bem diferente das polémicas que se viveram o ano passado.

Apesar dos ‘arrufos’ de Baku, tem sido em pista que os dois primeiros do Mundial de pilotos se têm alternado na soma de maior número de pontos. A F1 regressa e não podia haver melhor pista para a sequência do duelo dos dois pilotos…

Nos últimos anos a Fórmula 1 viveu sob o intenso domínio da Mercedes, deixando-nos com as batalhas intestinas entre Hamilton e Rosberg que, ainda assim, nos ofereceram momentos intensos e, por mais ocasiões do que a equipa gostaria, diversas polémicas decorrentes do desejo de cada um dos protagonistas em se impor. Com o abandono do alemão, depois de ter assegurado o cetro de 2016, existia a possibilidade do inglês rumar ao seu quarto título com facilidade, uma vez que era altamente improvável que Bottas, num novo ambiente, pudesse ser uma verdadeira ameaça aos intentos do tricampeão mundial. Porém, o ressurgimento competitivo da Ferrari permitiu-nos assistir a um duelo que nunca antes tinha acontecido – Hamilton vs Vettel.

Apesar de contarem entre eles sete títulos, os dois pilotos nunca se tinham digladiado por um campeonato, estando atualmente envolvidos numa batalha pelo Campeonato de Pilotos que decidirá se o inglês irá igualar o alemão ou se este se irá afastar do seu rival. Nem sempre têm lutado roda com roda ao longo da temporada, mas os seus duelos em pista ficaram, para já, marcados por duas situações – uma em Barcelona e outra em Baku. No Grande Prémio de Espanha a luta foi dura, mas justa, tendo Vettel sido musculado na defesa, mas sem ultrapassar os limites. No Azerbaijão, o piloto da Ferrari protagonizou o momento caricato de mandar o seu carro contra o Mercedes de Hamilton durante uma situação de Safety-Car, o que fez correr muita tinta.

Desde então, os dois pilotos acabaram por não voltar a ter lutas ‘corpo a corpo’ em pista mas, e apesar de a manobra de Vettel não ter sido a mais bonita, esta acabou por dar algum sal a uma rivalidade que promete muito até ao final da temporada. Só se espera que o que aconteceu em Baku tenha sido o momento menos bonito e que agora o duelo entre os dois cresça ainda mais de intensidade mas dentro daquilo que é saudável.

Com uma paragem de três semanas de férias a F1 regressa para a segunda metade da temporada e onde tudo se vai decidir e para dar sequência à luta Vettel/Hamilton, nada melhor que o circuito de Spa-Francorchamps.