De ‘peito cheio’ com o Prémio de “Carro Europeu do Ano 2014” a Peugeot quis reforçar a ‘aura’ do 308 com esta SW GT, que surge com mais classe, qualidade e ‘desportividade’. Mas é cara para a performance que consegue…
Já lá vai há muito o tempo em que as carrinhas eram vistas como instrumento de trabalho. Hoje em dia, tratam-se apenas de preferências pessoais, hatchback ou carrinha, mas são, em muitos casos, as mais vendidas da própria gama. O Peugeot 308 não foi por acaso “Carro Europeu do Ano 2014”, e por isso a ideia que acrescentar valor ao que já é bom, ‘Prémio dixit’, é lógica.
É nesse contexto que surgiram modelos como a 308 SW com uma nova versão dinâmica GT, ‘apimentada’ especialmente para quem tem de levar os filhos à escola ou de vez em quando ir à ‘terra’, mas que na maior parte das vezes quer apenas desfrutar do puro prazer de guiar. Design desportivo, performances dinâmicas ‘revistas’ e ‘aumentadas’ para uma experiência de condução diferente… para melhor. Se a gama 308 se pode considerar bastante feliz em termos estéticos, que dizer desta carrinha Peugeot 308 SW, que no caso desta GT ainda junta (alguma) performance à equação. Com concorrentes muito fortes como são a Focus SW, Astra Sports Tourer e a Golf Variant, a 308 SW tem argumentos mais do que suficientes para ser considerada das melhores propostas do mercado, até como se comprova pelos números de vendas, e isso sai reforçado nesta versão GT.
Mas se pensa que terá nas mãos um desportivo, esqueça. Para falar em verdadeiro prazer de condução teríamos de acrescentar o ‘i’ ao GT, mas ainda assim não é difícil ser seduzido por este modelo bem mais desportivo que a 308 ‘normal’.
A única versão diesel surge com o motor de 2.0-litros BlueHDi de 180 cv e cx. automática de 6 velocidades EAT6. Na estrada esta GT tem um chassis mais virado para o conforto do que para a performance. Nunca deixa de ser um carro confortável, mas não se espere dele uma performance dinâmica de exceção.O carro tem alguns problemas de maneabilidade, tendo provavelmente faltado aqui um melhor ajuste entre a potência do motor e a suspensão. De qualquer modo estamos a falar de um nível elevado, e nesse contexto a 308 SW GT é uma carrinha muito agradável, leve, ágil, para além de que tem um habitáculo soberbo. É aí que vivemos quando guiamos e a Peugeot entende isso. De qualquer modo, falar em “rodar confortavelmente” numa carrinha que tem a sigla GT, não é o que se esperaria, mas é o que acontece.
De resto, há um pormenor que acho fantástico neste excelente i-Cockpit da Peugeot. Para além dos poucos botões, o volante compacto é soberbo, parece o da minha Playstation de tão pequeno e agradável que é. Como conclusão há um pormenor complicado, que tem a ver com o elevado preço face à concorrência com níveis de potência semelhantes. Ficamos melhor, sem dúvida, mas também gastamos um bom bocado mais.
José Luis Abreu
MAIS – Habitáculo e estética.
Ficha Técnica
Motor – 4 cil. linha, inj. direta common rail, turbo, intercooler, diesel
Cilindrada – 1997 cm3
Transmissão – Dianteira
Potência – 181 cv
Binário – 300 Nm/2000 rpm
Vel máx – 218 km/h
Aceleração – 8,6 s (0-100 km/h)
Suspensão dianteira – Tipo McPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Discos
Peso – 1500 kg
Depósito – 53 l
Mala – 556-1606 l
Emissões – 107 g/km CO2
Preço base – 39.950 €
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