Está confirmado: Red Bull ‘vai marcar passo’

03/05/2017

Tudo o que se ouviu até aqui do lado da Red Bull apontava para que em Barcelona fosse introduzido um upgrade que deveria permitir à equipa de Milton Keynes aproximar-se ou mesmo colocar-se ao nível da Mercedes e da Ferrari, mas de acordo com declarações de Helmut Marko ao Auto Motor und Sport, isso já não irá acontecer porque a Renault decidiu parar com as evoluções do seu novo motor de 2017 devido a questões que têm a ver com a fiabilidade.

Os antigos Campeões do Mundo estão há algum tempo a preparar uma versão ‘B’ do seu RB13, que irá aparecer em Barcelona, e contavam com um motor Renault, nessa altura, já mais competitivo, mas ainda não vai ser desta: “Enquanto a Renault não tiver a fiabilidade sob controlo, não há mais desenvolvimento. Isto é um revés para nós”, disse Marko.

Curiosamente, há rumores que apontam para o facto da Renault estar a acelerar o desenvolvimento no carro de Nico Hulkenberg: “O combustível pode ser diferente, mas o hardware é exatamente o mesmo, assegurou-nos a Renault!”, disse Marko. “Seria impossível construir dois motores. As pessoas têm essa impressão, que o Hulkenberg tem um motor mais rápido, em qualificação, mas isso deve-se ao facto do Nico ser um excelente piloto em qualificação” disse Marko.

Com isto tudo, a Red Bull, que no seu simulador prevê conseguir melhorar um segundo por volta, fica sem poder beneficiar de um motor um pouco melhor, o que iria dar grande ajuda para os objetivos da Red Bull, juntar-se na frente à Mercedes e Ferrari.

José Luis Abreu/Autosport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.