Fórmula 1 regressa à Europa

10/05/2017

É já no próximo fim de semana a quinta prova do Mundial de F1, o GP de Espanha, que se realiza de 12 a 14 de maio no circuito da Catalunha, em Barcelona.

Com o Mundial de Fórmula 1 a entrar na sua temporada europeia – pois com excepção do GP do Canadá as provas mais longínquas só regressarão em setembro com Singapura- o campeonato também está a chegar a uma fase de definição, depois das quatro primeiras corridas terem mostrado grande equilíbrio entre a Mercedes e a Ferrari.

A Ferrari entrou muito bem em Melbourne, a Mercedes mostrou-se mais forte na China, mas já esteve um pouco menos à vontade no Bahrein, voltando a Ferrari a vencer. Chegando-se a território muito bem conhecido por todos, ninguém vai ter dificuldades em encontrar os melhores acertos e isso poderá ver-se logo desde os treinos livres, quem vai andar bem em Barcelona, ou não. Se o que se viu nos testes de Barcelona for totalmente fidedigno – e parece mesmo ser – então o favoritismo vai todo para a Ferrari, ainda que Lewis Hamilton, a 13 pontos de Sebastian Vettel tenha que evitar que o alemão se destaque muito mais…

Se no caso da Ferrari e da Mercedes, está garantido que irão estar fortes, resta saber o que vai acontecer com a Red Bull, falando-se não de uma evolução ao seu RB13 mas sim um carro completamente novo.

Outro ponto importante de Barcelona é que com a chegada à Europa vamos finalmente perceber qual é a hierarquia da F1 pois em Barcleona não há dúvidas para ninguém, toda a gente conhece bem a pista, o primeiro treino livre já será com afinações mais do que indicadas para aquela pista e por isso é a hora do sim ou sopas. E se isto não se refere tanto às equipas da frente, cuja ordem não deverá mudar muito em Barcelona, no pelotão do meio, é que as coisas se poderão definir um pouco melhor, esperando-se portanto grande luta entre a Force India, Williams, Toro Rosso, Haas e Renault, estas duas um pouco mais atrás.

De resto, ironicamente estas duas semanas após o GP da Rússia quase só se falou… de Fernando Alonso, cuja bombástica notícia de que decidira correr nas 500 Milhas de Indianapolis, faltando ao GP do Mónaco de F1 e consequente ida aos EUA testar e acompanhar uma corrida da IndyCar, levou a que quase não se falasse doutra coisa. Não deverão faltar-lhe perguntas sobre as Indy 500 no seu GP de F1 caseiro…

Horário

Sexta, 12 de Maio
09H00: 1ª Sessão de Treinos Livres
13H00: 2ª Sessão de Treinos Livres

Sábado, 13 de Maio
10H00: 3ª Sessão de Treinos Livres
13H00: Qualificação

Domingo, 14 de Maio
13H00: Corrida

Hora de Portugal Continental