GP Hungria de F1: Vettel vence em dobradinha Ferrari

30/07/2017

Sebastian Vettel venceu o GP da Hungria de Fórmula 1, com Kimi Raikkonen a terminar no segundo lugar. Valtteri Bottas foi terceiro, depois de ter ‘emprestado’ a posição a Lewis Hamilton para este tentar a sua sorte com os Ferrari, mas como o piloto inglês não conseguiu passar nenhum dos carros italianos, o inglês devolveu a posição a Bottas mesmo em cima da meta, num gesto muito digno, mesmo que tenha significado a perda de pontos. O seu a seu dono, foi Bottas tinha a posição desde o início da corrida.

Os Ferrrari partiram bem e a primeira metade da corrida, até às trocas de pneus dominaram claramente, mas depois de todos os homens da frente trocarem de pneus ficaram claras as dificuldades de Sebastian Vettel na frente, algo que se podia perceber através das conversas de rádio entre o piloto e a equipa. Kimi Raikkonen aproximou-se, e depressa começou a avisar para o facto dos Mercedes se estarem a chegar a ele. Entretanto, a Mercedes autorizou Hamilton a passar para a frente de Valtteri Bottas, e encetou uma grande perseguição aos dois Ferrari.

Claramente, Raikkonen estava com um ritmo maior do que Vettel, mas não tentou sequer chegar-se muito, e por isso na entrada das últimas dez voltas, Hamilton estava na sua traseira, mas a verdade é que em Hungaroring só com um erro é possível passar e Raikkonen não permitiu, servindo de tampão, pois ficou claro que, caso Hamilton passasse para a frente de Raikkonen, Vettel poderia passar um mau bocado.

Valtteri Bottas não teve ritmo para mais, deixou passar Hamilton e depressa o perdeu de vista, depois das trocas de pneus, enquanto Max Verstappen, depois de cumprir a penalização de dez segundos que foi alvo devido a ter metido o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, fora de prova ao bater-lhe com violência à saída da curva dois, terminou no quinto lugar.

Grande sexto lugar para Fernando Alonso, que ganhou um grande duelo espanhol com Carlos Sainz, com Stoeffel Vandoorne em décimo. Dois McLaren nos pontos, portanto. Sergio Perez e Esteban Ocon também colocaram os seus Force India no Top 10. Mais informação dentro de momentos.

Classificação

1
Sebastian Vettel
FERRARI
1:39:46.713

2
Kimi Räikkönen
FERRARI
+0.908s

3
Valtteri Bottas
MERCEDES
+12.462s

4
Lewis Hamilton
MERCEDES
+12.885s

5
Max Verstappen
RED BULL
+13.276s

6
Fernando Alonso
MCLAREN HONDA
+71.223s

7
Carlos Sainz
TORO ROSSO
+1 volta

8
Sergio Perez
FORCE INDIA MERCEDES
+1 volta

9
Esteban Ocon
FORCE INDIA MERCEDES
+1 volta

10
Stoffel Vandoorne
MCLAREN HONDA
+1 volta

11
Daniil Kvyat
TORO ROSSO
+1 volta

12
Jolyon Palmer
RENAULT
+1 volta

13
Kevin Magnussen
HAAS FERRARI
+1 volta

14
Lance Stroll
WILLIAMS MERCEDES
+1 volta

15
Pascal Wehrlein
SAUBER FERRARI
+2 voltas

16
Marcus Ericsson
SAUBER FERRARI
+2 voltas

17
Nico Hulkenberg
RENAULT
NT

NC
Paul di Resta
WILLIAMS MERCEDES
NT

NC
Romain Grosjean
HAAS FERRARI
NT

NC
Daniel Ricciardo
RED BULL
NT