O que é o Head-Up Display?

Grande parte dos carros de hoje estão munidos de um vasto rol de tecnologia, mas muitas vezes o que para uns, fruto da experiência, se torna óbvio, para outros, quando confrontados com determinados sistemas que nunca contactaram, nem por isso.

O Head-Up Display é precisamente um desses casos e aquele que geralmente gera a frase: “que engraçado, o que é esse ecrã aí a levantar-se?”
Este é um sistema de assistência à condução que se revela muito útil, pelo facto de transmitir informações ao condutor a que este pode aceder sem necessitar de desviar os olhos da estrada, aumentando com isso a segurança durante a condução.
Através do sistema são projetados dados e alertas relevantes de viagem num painel de slide-out de alta qualidade posicionado diretamente no campo de visão do condutor (conforme apresentado na imagem). Dependendo das marcas, modelos e versões, pode ser automaticamente ativado, como podemos fazê-lo pressionando um botão para que o ecrã transparente suba da sua posição atrás do painel de instrumentos para o campo de visão do condutor. As versões mais avançadas já dispensam o ecrã, com o sistema a funcionar através de uma projeção direta no pára-brisas. Desta forma, o condutor pode consultar todo o tipo de informações de viagem ou navegação sem desviar os olhos da estrada. Falamos de informações como a velocidade a que circulamos; os sinais de trânsito; a ação dos sistemas de assistência; dados de navegação ou sinais de alerta.
A grande vantagem do Head-Up Display passa pela projeção de todos estes alertas no campo imediato de visão do condutor, reduzindo com isso o tempo de reação. Contudo, a um primeiro contacto, este sistema pode gerar estranheza, dado que a informação disponibilizada pode causar o efeito inverso ao pretendido e, ao invés de ajudar o condutor, revelar-se um elemento incomodativo e uma fonte de distração no campo visual, dificultando a nossa concentração na condução. Porém, a sua utilidade é inegável e, no fundo, é tudo uma questão de hábito…

André Duarte