A divisão de luxo da Nissan vai apresentar no Salão de Detroit o Infiniti QX50 Concept. É um SUV médio que aparenta estar praticamente pronto para produção, mas a peça mais importante é que é o primeiro carro da marca japonesa a utilizar o novo motor Infiniti VC-Turbo, com taxa de compressão variável.

A tecnologia de taxa de compressão variável foi concebida para dar a um motor a gasolina os consumos e força a baixa rotação de um motor Diesel. Um sistema de braços no pistão e na árvore de cames permite adequar a taxa de compressão entre 8:1 e 14:1 conforme o condutor tenha um ritmo mais agressivo ou uma condução mais ecológico, respetivamente. A Infiniti tem como objetivo reduzir em 27% o consumo face a um motor V6 a gasolina normal.

No Infiniti QX50 Concept, este motor 2.0 turbo deverá debitar 272 cv de potência e 390 Nm de binário. Tendo em conta a atual geração do QX50 (que não está à venda em Portugal), pode-se esperar versões com tração dianteira ou integral, baixo centro de gravidade e comportamento desportivo. A marca também promete a instalação de várias tecnologias de mobilidade autónoma, que deverão tirar maior partido da tecnologia ecológica do motor.

Paulo Manuel Costa/Autosport