Já chegou a Shareacar – “o Airbnb dos carros”

Se falarmos em Shareacar talvez poucos saibam de imediato àquilo a que nos estamos a referir, agora se falarmos em Airbnb de certeza que o oposto acontece – a maioria saberá do que se trata.

A Shareacar é precisamente isso e assim se assume: “o Airbnb dos carros”. Esta startup portuguesa, fundada por José Leitão de Sousa e que tem como sócios João Marques Rosa e Ricardo Ortigão Ramos, tem um propósito muito simples – podermos rentabilizar o nosso automóvel quando dele não precisamos. Segundo a própria avança, em comunicado: “A Shareacar permite que o carro passe a ser um activo rentável, alugando-o, sempre que não está a ser utilizado e procura que os portugueses e turistas encontrem uma alternativa cool, mais próxima, mais local, proporcionando uma experiência bem diferente das tradicionais rent-a-car”.

No fundo, a Sharecar funciona como uma empresa de aluguer de automóveis, mas em que quem aluga são particulares. Qualquer pessoa pode fazer o registo e colocar o seu automóvel no site e o preço para o aluguer. Agora há requisitos: os modelos têm que estar em boas condições de funcionamento e não podem ter mais de 7 anos, com o carro a ter de ser devolvido com a mesma quantidade de combustível de quando foi levantado. No site da Shareacar os interessados podem pesquisar por zona, características do veículo e valores de aluguer, que tem um mínimo de um dia. Do valor total, 30% fica para a Shareacar e os restantes 70% para o proprietário do veículo.

Os modelo estão cobertos com seguro, que inclui cobertura de responsabilidade civil e de danos próprios, mas que não acresce qualquer custo para o seu dono. Para já a empresa está a funcionar na zona de Lisboa, mas prevê-se a expansão a breve trecho para o Porto e Algarve.

André Duarte/Autosport