Jaguar lança nova ‘bomba’, nome de código, F-Type

12/04/2017

Num mundo ecológico e com a condução a seguir o caminho da autonomia e mobilidade elétrica, é sempre bom vermos quando as marcas lançam para o mercado uma nova ‘bomba’. Foi agora o caso da Jaguar, que dotou o seu F-Type de uma nova versão do motor de 4 cilindros a gasolina com turbo. Resultado, temos pela frente o mais potente 4 cilindros da marca, um 2.0 litros com 300 cv, que já está disponível no mercado, com um preço a começar nos 68.323€ para o Coupé e a partir da 75.473€ para a versão descapotável.

Mas, centremo-nos nas suas características: aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5.7s; velocidade máxima de cerca de 249 km/h; binário máximo de 400 Nm; consumos 16% inferior ou V6 de 340 cv; emissões de C02 de 163 g/km; caixa de 8 velocidades Quickshift; redução de peso de 52 kg; chassis que proporciona melhor comportamento torsional; escape alterado para proporcionar um melhor ruído; sistemas de assistência à condução melhorados, incluindo-se o sistema de travagem autónoma de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, limite de velocidade adaptativo e sistema de manutenção na faixa de rodagem. Com tudo isto, entre coupé e descapotável, o difícil é mesmo escolher… qual o mais bonito.

                                           F-TYPE Coupé de 300 CV  F-TYPE Convertible de 300 CV

MOTOR E TRANSMISSÃO

Cilindrada (cc) 1.997
Cilindros Quatro em linha
Válvulas por cilindro 4; DOHC, distribuição dupla independente, sistema eletrohidráulico de elevação das válvulas de admissão integralmente variável
Diâmetro / curso (mm) 83,0/ 92,4
Relação de compressão 9,5:1
Alimentação Injeção direta – 200 bar
Sistema de sobrealimentação Turbo compressor de conduta dupla com rolamentos cerâmicos
Potência máxima CV (kW) 300 (221) @ 5.500 rpm
Binário máximo (Nm) 400 entre 1.500 e 4.500 rpm
Caixa de Velocidades “Quickshift” 8 velocidades
Relações de transmissão (:1)
CHASSIS
Suspensão dianteira Triângulos duplos
Suspensão traseira Triângulos duplos
Travões dianteiros Pinças de dois pistões; discos ventilados de 355 mm
Travões traseiros Pinça de um pistão; discos ventilados de 325 mm
Direção Pinhão e cremalheira; eletromecânica
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 4.482 4.482
Largura com/sem espelhos (mm) 2.042/1.923 2.042/1.923
Altura (mm) 1.310 1.307
Distância entre eixos (mm) 2.622 2.622
Via dianteira/traseira (mm) 1.597/1.649 1.597/1.649
Peso (kg) Desde 1.525 Desde 1.545
Capacidade da bagageira (litros) 310/408 com/sem cobertura 207
Capacidade do depósito de combustível (litros) 63 63

 

PRESTAÇÕES E CONSUMO
0-100 km/h (seg.) 5,7 5,7
Velocidade máxima (km/h) 249 249
Consumo combinado (litros/100 km) 7,2 7,2
Emissões combinadas de CO2 (g/km) 163 163

 

André Duarte/AutoSport

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.