Jaguar E-Type irá ‘renascer’

01/04/2017

Seguindo a iniciativa Reborn da Land Rover Classic – restaurou um total de 10 unidades do modelo Range Rover de duas portas dos anos 70, com o público a poder adquirir um veículo original e vintage em estado imaculado como se a sair do stand se tratasse – também a Jaguar Classic vai colocar à disposição da vontade e carteira do público 10 unidades Jaguar E-Type Coupé Série 1, de 1965, com capota rígida, em estado ‘novo’. O primeiro modelo será apresentado entre 5 e 9 de abril, na exposição Techno-Classica Essen, na Alemanha.

Esta iniciativa E-Type Reborn é a primeira na marca e, como no caso da Land Rover Classic, os veículos são restaurados de acordo com as especificações originais de fábrica dos anos 60, para o que muito ajuda o natural acesso que a marca tem aos registos e desenhos originais dos veículos através da Jaguar Heritage Trust.

A Jaguar mantém tudo o que de original é possível ou restitui elementos à luz das especificações originais. No processo de restauro podem ser incorporados nos veículos algumas atualizações presentes nos últimos E-Type comercializados, com um custo extra e mediante os desejos dos consumidores. Falamos do sistema de arrefecimento, sistema de sincronização da caixa de velocidades ou das pinças de travão da frente do Série 2.

No caso do modelo presente na Techno-Classica Essen, este foi originalmente exportado para a California, em maio de 1965, e contabilizava cerca de 125 mil km antes de ser alvo de restauro, em 1983. Mantém o número de chassis, motor e caixa de velocidades, os quais foram totalmente reconstruídos pelos técnicos da Jaguar Classic, que tentam dar, tanto quanto possível, uma nova vida a todos os componentes.

O Jaguar E-Type é um dos mais icónicos veículos do mundo automóvel e foi lançado pela primeira vez no Salão de Genebra de 1961, sendo um sucesso imediato. Para acalentar o sonho e desejos daqueles que possam e queiram ter um E-Type ‘a estrear’, os preços para um Reborn, que variam mediante as especificações, iniciam-se na casa dos 330 mil euros.

Especificações Jaguar E-type Reborn

Produção original: 1961-1968 (Série 1)

Motor: Gasolina, 6 cil. em linha, 265 cv, 3781cc ou 4235cc,

Transmissão: traseira, ccaixa manual de 4 vel.

Travões: discos servo-assistidos à frente e atrás

Velocidade máxima: 241 km/h

Aceleração 0 aos 96 km/h: 7s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.