Kalle Rovanpera: Aos 16 anos e já ao volante de um WRC

24/09/2017

Kalle Rovanpera vai disputar as últimas duas provas do WRC2, os ralis da Grã-Bretanha e Austrália aos comandos de um Ford Fiesta R5 da M-Sport.

O jovem finlandês, que, lembre-se tem apenas 16 anos, que só no dia 1 de outubro completa 17, vai fazer o seu exame de condução logo no dia a seguir, na Finlândia, isto depois de já ter passado no ‘teste de código”. Só depois disso pode guiar… nas ligações dos ralis!

“Ele tem mais ou menos a mesma idade do Jari-Matti Latvala quando veio para a nossa equipa pela primeira vez. É sempre muito interessante ver estes jovens progredir. Tê-lo connosco na Grã-Bretanha e Austrália é muito bom. Ele será um motivo de muita atenção nessas duas provas. Fui ver com os meus próprios olhos os testes que ele realizou, e ver um jovem de 16 anos entrar naquele carro e ver o que ele guia é absolutamente incrível. Mas não foi só a forma como ele pilotou o Fiesta, mas também toda a sua atitude, pois fiquei espantado com o seu feeback técnico. Fui ver as minhas notas do dia em que testámos o Jari-Matti (Latvala) e o Mikko (Hirvonen), o Jari tinha só 17, e vendo os comentários, as alterações feitas no carro e comparar com as notas do Kalle, posso-vos dizer que qualquer alteração que fizemos ao carro ele soube dizer logo o que tínhamos feito, e como isso alterou a performance do carro. Para lá da sua condução, e conhecimentos técnicos, tudo junto é absolutamente incrível para um jovem de 16 anos”, disse Malcolm Wilson, patrão da M-Sport.

Como se sabe, Rovanpera está também a realizar o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Hyundai Motorsport, juntamente com Emil Bergkvist, Gus Greensmith, Jari Huttunen, Karl Kruuda, Pepe López, Pierre-Louis Loubet e René Mandel, sendo que o vencedor irá pilotar um Hyundai i20 R5 no WRC2 em 2018. Portanto, entre M-Sport, ou Hyundai, hipóteses não faltam…