Mercedes Vision Van, a carrinha com drones

A Mercedes-Benz foi ao Consumer Electronics Show (CES) com tecnologia diferente da concorrência. Em vez de mostrar novos sistemas para automóveis de passageiros, a marca alemã propõe a Mercedes Vision Van, uma carrinha de carga que pretende otimizar a utilização de veículos comerciais na cidade, poupando energia e tempo para fornecedores de serviços, retalhistas e consumidores finais.

A Mercedes Vision Van torna mais eficiente todo o processo de entregas de mercadorias em cidade. Primeiro, para reduzir as emissões poluentes de um veículo naturalmente mais pesado, recorre a um motor elétrico que gera 75 kW (102 cv) de potência, para uma autonomia de 270 km. Dada a necessidade de aproveitar cada quilómetro, o motor trabalha em conjunto com um sistema computadorizado de gestão da rota e da energia a consumir.

Mercedes-Benz Vision Van – Interior, One-Shot Loading ; Mercedes-Benz Vision Van – Interior, One-Shot Loading;
 

A Vision Van comunica diretamente com outros carros na estrada com tecnologia semelhante, informando outros condutores na estrada de quando a carrinha Mercedes vai parar, virar ou utilizar os drones com que está equipada. O condutor estará permanentemente informado da rota a seguir e velocidade a tomar, bem como da atuação dos drones, e o sistema pode também informar um cliente da localização da encomenda e tempo de chegada.

Na prática, a ideia é transformar as carrinhas de carga de veículos de transporte para escritórios móveis, deixando o condutor preocupar-se menos com a condução e mais com a qualidade do serviço de entrega e segurança das encomendas que transporta.

Paulo Manuel Costa/AutoSport