Mobilidade partilhada? “Hablemos castellano”

A mobilidade partilha está mesmo à nossa porta e o nosso vizinho já faz dela uso quotidiano. Não, ainda não falamos de Portugal, mas não estamos longe.

Em Espanha, mais concretamente, Madrid, o serviço de Carsharing emov da marca Free2Move está a ter uma forte aceitação. Desde o seu lançamento, em dezembro, que a média diária de novos registos é de 1000 novos clientes. Contas feitas, já são 100 000 os utilizadores do serviço só na cidade espanhola em pouco mais de três meses.

Através do emov há o acesso a uma frota de 500 veículos elétricos Citroën C-Zero em modo free-floating, podendo-se utilizar um veículo e a deixá-lo posteriormente num local que seja conveniente ao utilizador, tanto em Madrid como na sua periferia.

A empresa emov tem sede em Madrid e é fruto de uma joint-venture entre a Eysa e a Free2Move, a marca de serviços de mobilidade do Grupo PSA. Em comunicado, são apresentadas as seguintes vantagens do presente serviço e que podem ajudar a perceber melhor a franca expansão deste: “os 4 lugares disponíveis no veículo tornam o serviço acessível às famílias e pequenos grupos; graças ao veículo elétrico, é possível estacionar-se gratuitamente em locais normalmente de pagamento obrigatório; e, por fim, o serviço pode ser usado numa área geográfica ampla, cobrindo parte da periferia da capital.”