Montalegre RX: Sábado perfeito para os Volkswagen

Foi um sábado perfeito para os VW Polo GTI RX de Kristoffersson e Solberg. O sueco foi o mais rápido nos treinos livres, ganhou a Q1 e Q2, ficando assim na liderança da prova ao final do dia, além de ter pulverizado o recorde oficial do circuito, com o tempo de 37,802s.

Foi uma dobradinha da PSRX VW Sweden nas duas qualificações, com Solberg a ser assim o segundo classificado no final deste sábado. Sébastien Loeb tem dado o máximo, com uma condução sem erros mas hoje o Peugeot 208 WRX ainda não chegou ao nível de rapidez dos Polos e o francês é para já o terceiro. Kevin Eriksson foi uma das sensações do dia, com uma condução muito espetacular aliada à rapidez, o sueco a conseguir ser o quarto mais rápido, com Mattias Ekstrom, o campeão em título, a fechar o Top 5.

Deceção para já tem sido a prestação dos Ford Focus RS RX da Hoonigan. Bakkerud “esqueceu-se” de efetuar a Joker-lap na Q1, cometendo alguns exageros na condução na Q2, que o levaram a um mau tempo, sendo apenas 20º classificado, em risco de ficar de fora das meias-finais. Block evoluiu face à prestação do ano passado, mas mesmo assim ainda lhe falta “um bocadinho” para entrar no grupo dos mais rápidos e está neste momento na 15ª posição, virtualmente fora das meias-finais. Quanto a Joaquim Santos, o único piloto português dos Supercars, prova para esquecer com duas desistências devido a incidentes de corrida que o fizeram ficar atolado na gravilha.

Nos Super1600 para já é o finlandês Jussi Leppihalme o líder, com o ágil Renault Twingo, estando o seu rival e atual Campeão em título, Krisztián Szabó na segunda posição, com uma vitória para cada um nas duas qualificações disputadas esta tarde. Mário Barbosa é o melhor português, depois de ganhar a sua corrida na Q1, mas alguns problemas técnicos atrasaram-no na Q2, levando-o neste momento à 16ª posição. Esperemos que os problemas se resolvam para amanhã podermos ter um português pelo menos nas meias-finais deste competitivo campeonato.

Muito calor, imenso público e grande espetáculo em pista foram notas predominantes neste primeiro dia de corridas de Montalegre. Amanhã há mais!

a carregar vídeo

José Luis Abreu/Autosport