A MINI lançou no mercado internacional mais uma variante da gama John Cooper Works, o MINI John Cooper Works Clubman. Depois da berlina e do descapotável, também a carrinha está disponível com o motor mais potente, que é 20 cv mais potente que na anterior geração.

O coração das variantes John Cooper Works de nova geração é o motor 2.0 turbo, com injeção direta, que debita 231 cv. É um aumento de 20 cv em relação ao anterior 1.6, mas também promete um desempenho mais eficaz desde um regime baixo, atingindo o binário máximo de 350 Nm abaixo das 1500 rpm. O MINI John Cooper Works Clubman promete atingir os 100 km/h em 6,3 segundos, com um consumo médio de 6,8 l/100 km com transmissão automática.

Nesta nova geração, o desportivo britânico estreia uma versão mais leve e mais eficiente do sistema de tração integral inteligente ALL4, disponível de série. Este pode ser acoplado tanto a uma caixa manual de seis velocidades como a uma automática de oito relações. Controlo de tração e diferencial com bloqueio eletrónico fazem parte do equipamento de série, enquanto as jantes de 19 polegadas e suspensão com amortecedores adaptativos são opcionais.

No interior, o Clubman desportivo mantém os mesmos cinco lugares individuais, bem como uma bagageira de 360 litros, que pode ser ampliada para 1250 litros com os bancos traseiros rebatidos. O sistema de informação e entretenimento é acedido através de um ecrã de 6,5 polegadas ou, em opção, de 8,8 polegadas. Travão de mão elétrico, espaços adicionais para arrumação de objetos estão disponíveis de série, enquanto o head up display é opcional.

Paulo Manuel Costa/AutoSport