Os números do negócio da compra da Opel e o futuro visto pela PSA

06/03/2017

A aquisição da Opel pelo Grupo PSA é um importante passo em frente para a estrutura francesa. Esta transação coloca o grupo no segundo lugar no mercado europeu, potenciando os seus níveis de crescimento. Uma operação orçada em 2,2 mil milhões de euros. Discriminadamente, este valor é conseguido da seguinte maneira: subsidiária Opel/Vauxhall da General Motors (1,3 mil milhões de euros); e operações financeiras da General Motors na Europa (900 milhões de Euros). Um investimento importante para o Grupo PSA, dado que em 2016 a Opel/Vauxhall alcançou um volume de negócios de 17,7 mil milhões de Euros. O Grupo PSA tornar-se assim no segundo maior fabricante de veículos na Europa, com uma quota de mercado de 17%.

União de futuro

O Grupo PSA espera, de agora até 2026, alcançar sinergias no valor de 1,7 mil milhões de euros por ano, sendo que uma parcela significativa se deva materializar até 2020, algo que deverá contribuir para a acelerar a recuperação da Opel/Vauxhall. O Grupo PSA espera que a Opel/Vauxhall alcance uma margem operacional corrente de 2% até 2020 e de 6% até 2026, gerando um free cash-flow operacional positivo até ao ano 2020.

Em conjunto com o BNP Paribas, a PSA também irá adquirir a totalidade das operações europeias da GM Financial através de uma nova joint-venture, detida em partes iguais, que irá reter, em termos de contabilidade, a plataforma e a atual equipa financeira europeia da GM Financial. Do ponto de vista contabilístico, esta joint-venture será consolidada na totalidade pelo BNP Paribas e considerada no método de equidade pela PSA.

André Duarte/Autosport