Porsche 911 GT 2 RS – O mais potente de sempre apresentado em Goodwood

O mais rápido e mais potente 911 homologado para estrada está pronto para ser apresentado: o novo Porsche 911 GT2 RS vai ser apresentado como novidade mundial no Festival de Goodwood, no Reino Unido (de 30 de junho a 2 de julho).

No coração deste desportivo de altas performances está um motor de cilindros opostos, biturbo, com 700 cv. A pesar 1.470 kg com o depósito de combustível cheio, este leve dois lugares acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos. O Coupé de tração traseira atinge uma velocidade máxima de 340 km/h e, com a sua tecnologia derivada da competição, o novo 911 GT2 RS ultrapassa o antecessor motor de 3,6 litros em 80 cv e alcança um binário de 750 Nm (um aumento de 50 Nm).

O motor tem por base o bloco de 3,8 litros com 580 cv que o 911 Turbo S utiliza. De forma a incrementar a performance, foram adotados novos e maiores turbocompressores, ao mesmo tempo que foi aumentado o volume de ar que é enviado para as câmaras de combustão. Um novo sistema de arrefecimento distribui a quantidade de ar necessária quando se exige a carga máxima do motor e, a temperaturas muito elevadas, o radiador é arrefecido por um spray com água. Isto faz com que a temperatura desça na zona de sobrepressão e assegura a máxima
potência disponível, mesmo sob condições extremas.

O GT possui uma transmissão de dupla embraiagem (PDK) com sete relações específica, que no novo GT2 RS permite que a potência seja transferida sem interrupção da tração. Além disso, o sistema de escape desenvolvido especificamente para o GT2 RS é construído em titânio ultra-leve, pesando cerca de sete quilos menos face ao que é utilizado no 911 Turbo e emite uma sonoridade sem precedentes.

Pela primeira vez, a Porsche Design celebra a estreia de um veículo desportivo com o lançamento de um relógio especial. Fazendo uma referência ao mundo da competição, o relógio do 911 GT2 RS está exclusivamente disponível para os proprietários do novo veículo e apenas podem ser adquiridos em conjunto com o novo modelo, num Centro Porsche, a partir de 30 de junho de 2017.

Chassis de competição

Entrar em competição significa dominar todos os detalhes. E no mundo dos veículos superdesportivos, a velocidade em curva está noutro nível. O 911 GT2 RS consegue alcançar estes limites graças ao seu chassis perfeito de competição com eixo traseiro direcional e pneus de elevada performance. Tal como todos os veículos de GT, o novo modelo de topo contempla um PSM com calibração específica com um modo Sport talhado para se obter uma dinâmica exemplar. Enormes entradas e saídas de ar e uma imponente asa traseira acentuam o facto da aerodinâmica do veículo ter sido dominada pelas formas e pelo design. As largas jantes (265/35 ZR 20, à frente, e 325/30 ZR 21, atrás) asseguram uma travagem surpreendente e forças laterais elevadíssimas. O 911 GT2 RS conta com o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) de série.

As asas dianteiras, a ventilação das cavas das rodas, as proteções exteriores dos retrovisores Sport Design, as entradas de ar nas laterais da traseira e partes da secção traseira são construídas em plástico reforçado com fibra de carbono (CFR), tal como muitos dos elementos no habitáculo. O capot também é elaborado em carbono para tornar o veículo o mais leve possível, enquanto o tejadilho é construído em magnésio. Todas as partes da carroçaria foram moldadas com uma forma mais alargada.

Pacote Weissach opcional

O desempenho pode ser sempre marcado até um certo nível – mesmo no 911 GT2 RS. Por isso, os engenheiros da Porsche desenvolveram o Pacote Weissach, que pode ser adquirido em opção e oferece uma redução no peso de cerca de 30 quilos.

O Pacote inclui elementos adicionais feitos de plástico reforçado com fibra de carbono e titânio. Por exemplo, o tejadilho e as barras anti-rolamento são em carbono, assim como as barras de acoplamento de ambos os eixos. As jantes de magnésio reduzem tanto o peso bruto como o peso não suspenso, proporcionando uma capacidade ainda mais impressionante de desempenho do chassis. A tampa do compartimento da mala e o tejadilho com acabamento em carbono recebem uma tira central da mesma cor do veículo para um visual mais distinto.

Um interior verdadeiramente desportivo

O habitáculo do 911 GT2 RS é dominado pela Alcântara em vermelho, pela pele em Preto e por peças interiores com um acabamento em tecido com padrão de carbono.

O volante desportivo GT2 RS com patilhas permite trocas rápidas entre cada relação. O piloto e o passageiro experimentam toda a dinâmica do veículo desportivo em bacquets completas com acabamento em carbono. Como nos outros 911, o Porsche Communication Management (PCM) é a unidade central para controlar o áudio, navegação e comunicação. O módulo Connect Plus e a aplicação Porsche Track Precision também estão incluídos de série, permitindo a gravação detalhada, exibição e análise dos dados de condução num smartphone.

O Pacote Sport Chrono opcional expande as funções do PCM para incluir exibição de desempenho, que pode ser usado para exibir, gravar e analisar os tempos por volta. O pacote também inclui um cronómetro analógico e digital. Além disso, o pacote Chrono no 911 GT2 RS vem com um registo de volta. Com a aplicação Porsche Track Precision em conjunto com marcadores externos numa linha de início/fim da volta, este registo permite que os condutores gravem tempos por volta com um elevado nível de precisão.

Relógio exclusivo

A Porsche Design juntou-se à Porsche Motorsport para desenvolver o Cronógrafo 911 GT2 RS, reservado exclusivamente a proprietários do 911 GT2 RS. No seu coração está o primeiro movimento de relógio desenvolvido pela Porsche Design, um produto de três anos de trabalho. O calibre 01.200 inclui uma função “flyback”, uma ponte de movimento otimizada para o mecanismo de carga e um certificado oficial de autenticação COSC. A caixa do relógio é feita de titânio.

A função “flyback” é inspirada no automobilismo e representa uma característica especial do relógio Porsche. Num cronógrafo tradicional, os botões devem ser pressionados três vezes para medir intervalos de tempo consecutivos: a primeira pressão pára o cronógrafo, a segunda reinicia e a terceira reinicia o processo de medição. Em cronógrafos com função “flyback”, esses processos ocorrem automaticamente e em rápida sucessão. A função de parar e a exibição de tempo em curso são claramente separadas usando marcações amarelas.

Muitos dos detalhes do relógio são baseados no veículo desportivo. O rotor de enrolamento de tungsténio é modelado a partir das jantes do 911 GT2 RS. O relógio é feito de carbono, enquanto o design do display de exibição das horas corresponde ao painel de instrumentos e ao taquímetro. O 911 GT2 RS e o relógio correspondente estão disponíveis exclusivamente nos Centros Porsche em todo o mundo. O veículo e o relógio são produzidos individualmente de acordo com os desejos dos clientes e entregues em conjunto.

Preços

O 911 GT2 RS está disponível em Portugal a partir dos 336.805 euros, incluindo impostos e taxas à data deste comunicado. O Cronógrafo Porsche Design 911 GT2 RS tem um preço a partir de 9.767,65 euros.

Vasco Reis

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