O primeiro protótipo do Vw Type 1 foi desenhado por Erwin Komenda, mas a eclosão da II Guerra Mundial obrigou à reconversão do projecto ao esforço de guerra, com a produção de várias adaptações militares, especialmente eficazes na campanha de Romell no deserto de África. Após a II Guerra Mundial, e sob os auspícios do Major Ivan Hirst do Exército Britânico, a fábrica entretanto baptizada de Wolfsburgo retomou a produção do VW, primeiro com uma encomenda de 10 mil unidades para os Aliados, e depois com a produção da primeira série para venda ao público.
O sucesso foi imediato, graças à sua simplicidade mecânica e ao seu design carismático, várias gerações do VW foram conquistando adeptos
pelo mundo inteiro, sendo provavelmente o primeiro “carro global” da história do automóvel. Até ao fim da sua produção em 2003 no México, foram produzidos mais de 21,5 milhões de VW Carochas, cujo mito renasceu, com o lançamento do New Beetle.
José Luís Abreu/ AutoSport