Protótipos do passado: Alfa Romeo Scighera

26/03/2017

Hoje o futuro joga-se com a condução autónoma e o presente com a condução de veículos totalmente elétricos. E há 20 anos?

Pois bem, no Salão de Genebra de 1997 a Alfa Romeo presenteou o público com o modelo Alfa Romeo Scighera. De lá para cá muita coisa mudou, mas torna-se sempre um exercício interessante ver como era o futuro no… passado.

À época a ideia da marca italiana era criar um carro de corridas apto a andar no dia a dia, com uma carroçaria atrativa e de design, claro está, italiano. Aproveitando o facto de o modelo 164 estar no final da sua vida, a Alfa Romeo tomou-o como base para desenvolver o concept de um supercarro com estrutura em carbono e carroçaria totalmente em alumínio, com vista à redução de peso.

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A marca concebeu um carro com vidros laterais independentes das portas e que eram abertos eletricamente. O pára-brisas era inspirado nos modelos dos anos 50 e 60 e disponibilizava uma franca visibilidade, para o que contribuíam os reduzidos pilares A. O pára-choques era desenhado com inspiração na Fórmula 1 e o capot assumia a forma em V que partia da grelha. As óticas dianteiras eram colocadas nos extremos das saliências do pára-choques e denominadas de “clown-eyed”. Na traseira apresentava três saídas de escape colocadas ao centro do pára-choques. Luzes verticalizadas ao longo das extremidades da traseira e respetiva asa.

O coração deste Alfa Alfa Romeo Scighera tinha batimentos cardíacos propulsionados por um motor V6 3.0 litros biturbo com 400 cv e sistema de tração integral derivado do modelo 155. A velocidade máxima era de 300 km/h. O peso era de 1450 kg. Ainda hoje, apresenta argumentos que dão que pensar.

André Duarte/Autosport

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