Próximo Nissan Leaf vai ter condução autónoma

A Nissan anteviu a futura geração do LEAF, o seu primeiro automóvel 100% elétrico, no Consumer Electronics Show, em Las Vegas. O novo Nissan LEAF vai beneficiar de novas tecnologias de condução autónoma, que vão tornar a condução mais eficiente tanto para os que deixam o carro trabalhar sozinho como para os que desejam manter o controlo ao volante. O LEAF terá funcionamento autónomo em auto-estrada, em faixas especiais criadas para o efeito.

Entre as novas tecnologias, destaca-se o Nissan Intelligent Driving, que melhora o conforto e segurança para todos os utilizadores no habitáculo, incluindo monitor a 360 graus e intervenção em mudança de faixa. Este sistema inclui a tecnologia ProPilot, que já está disponível no Nissan Serena disponível no mercado japonês, e que será estendido a novos modelos em todo o mundo, incluindo 10 novos automóveis lançados até 2020.

Quanto ao Nissan Intelligent Power, pretende melhorar a eficiência energética da utilização de um automóvel enquanto mantém o prazer de condução. Esta tecnologia será aplicada não só a motores elétricos como a outras tecnologias de base elétrica, incluindo híbridos e célula de combustível, reduzindo a média de emissões poluentes dos veículos da Aliança Renault-Nissan e ajudando o condutor a sentir um maior controlo sobre o automóvel.

Paulo Manuel Costa/Autosport