Sebastian Vettel vence GP da Austrália

26/03/2017

Sebastian Vettel venceu o GP da Austrália, prova inaugural do Mundial de Fórmula 1 de 2017, voltando a levar a Ferrari ao lugar mais alto do pódio. O piloto alemão levou a melhor sobre os Mercedes-AMG de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que ficaram nas duas posições seguintes.

Sebastian Vettel ganhou o Grande Prémio da Austrália batendo a Mercedes não só fruto duma estratégia mais acertada, mas essencialmente devido a um ritmo de corrida superior ao da Mercedes.

Se o ano passado a Scuderia perdeu a corrida australiana devido a uma má escolha estratégica, este ano resolveu o problema precisamente ao manter Vettel em pista mais tempo depois de Hamilton já ter ido às boxes, com o alemão a passar o Mercedes com essa operação. Mas o verdadeiro sinal de que este ano ‘temos’ Ferrari foi dado a seguir, pois não demorou muito a que Vettel conseguisse distanciar-se, chegando ao fim da corrida cerca de dez segundos na frente de Hamilton, com a Mercedes a ser derrotada pela primeira vez desde a Malásia 2016, corrida em que o motor Mercedes de Hamilton ‘rebentou’ com muitas das suas hipóteses de ser Campeão.

Terceiro lugar para Valtteri Bottas na sua estreia com a Mercedes, batendo com facilidade Kimi Raikkonen, que foi quarto no segundo Ferrari. Quinto lugar para Max Verstappen, com a Red Bull sem qualquer hipótese de rodar mais perto das duas equipas da frente.

Felipe Massa foi sexto, depois duma corrida calma, ficando a perceber-se que a Williams está bem na frente do meio do pelotão, mas completamente só, pois o grupo seguinte está bem equilibrado, mas longe…

Sergio Pérez foi o melhor do pelotão do meio, depois duma luta muito interessante com Carlos Sainz, que foi oitavo. A encerrar o top 10, nono lugar para Daniil Kvyat, com a Toro Rosso a ‘meter’ os seus dois carros no Top 10 e Esteban Ocon, que se saiu muito bem duma grande luta com Nico Hulkenberg, o melhor dos Renault, que ficou à porta dos pontos…

José Luis Abreu/Autosport