Trocar de carro na Fórmula E vai acabar

13/04/2017

A entrada dos novos monolugares, produzidos pela Spark Racing Technologies, vão trazer grandes mudanças na Fórmula E, muito devido à nova bateria de 54kWh produzida pela McLaren Applied Technologies (MAT). Esta nova bateria será capaz de ‘aguentar’ a distância total dos ePrix, e como tal vai ser eliminada a troca de monolugares a meio da prova.

O teste previsto para outubro será coordenado pela Spark, que está um pouco atrasada no desenvolvimento, devido às indecisões dos fornecedores da bateria. A data inicial da FIA era para que a 1 de outubro de 2017 cada equipa já tivesse uma versão final do monolugar. O ‘primeiro embate’ está programado para 1 de setembro e o primeiro teste envolvendo todas as equipas está marcado para fevereiro de 2018, estando a homologação final do carro prevista para agosto do próximo ano.

Outra das mudanças dos novos monolugares é a maior potência, passando de 200kW para 250kW, com a recolha de energia a subir o mesmo valor, mas o monolugar passa a pesar 930 kg, mais 42 kg do que o inicialmente planeado. Este aumento de peso deve-se ao peso da bateria, mais do que o esperado. A Spark Technologies está a adotar novos matérias para o chassis, incluindo peças impressas em 3D, para compensar a bateria mais pesada. O processo das baterias ainda não está completo, sendo necessárias algumas mudanças para ir ao encontro do pretendido pela FIA, uma bateria por temporada, e que dure as corridas inteiras.

Rodrigo Fernandes/AutoSport