WTCC: Tiago Monteiro na pole position em Marraquexe

Uma volta em 1m21,792s deu a Tiago Monteiro a pole position para a corrida principal da primeira jornada do WTCC 2017, que se disputa no Circuito de Moulay El Hassan. O piloto português da Honda conseguiu bater por 0,239s a marca conseguida por Néstor Girolami, que foi a grande surpresa da qualificação, ao conseguir levar o melhor dos Volvo S60 oficiais ao segundo lugar da grelha de partida.

Ler + Miguel Oliveira alcança pole position histórica na Argentina

Tiago consegui bater em uma décima a marca  conseguida por si na Q2  foi o mais rápido à frente do seu companheiro de equipa Norbert Michelisz, mas garantiu que parte na frente para o segundo confronto de domingo. Já o húngaro da Honda teve de contentar-se com o terceiro tempo, ficando a 0,305s do piloto português. “Não há melhor maneira de começar a época. Não foi fácil, porque a pista estava um pouco suja. Não foi a minha melhor volta, mas nestas condições não podia ter feito muito melhor”, declarou Tiago Monteiro logo após a qualificação. Esperava-se que Rob Huff pudesse lutar com os pilotos da Honda, mas o britânico apenas conseguiu ser o melhor dos pilotos dos Citroën C-Elysée na frente do ‘herói’ local Mehdi Bennani.

Ler + O horário das corridas de Tiago Monteiro de Miguel Oliveira e da F1

Nicky Catsburg – que causou uma interrupção na Q2 ao bater com a traseura do seu S60 no muro – bem tentou entrar no top cinco e assim ir à Q3, mas esse feito seria apenas conseguido pelo seu companheiro de equipa Néstor Girolami, já que Thed Björk foi o único piloto dos Volvo que nunca se mostrou capaz de passar à fase seguinte. Tom Coronel ficaria na Q2, depois do estreante Yann Erhlacher ter conseguido o 10º registo e assim garantiu a ‘pole-position’ para a primeira corrida. Na primeira qualificação ficaram Daniel Nagy, John Filippi e o estreante Aurélien Panis – filho do ex-piloto de F1 Olivier Panis –, sendo que húngaro chegou a estar no lote dos 12 primeiros antes de Tom Coronel o desalojar na sua última tentativa de uma volta rápida.

Resultado da qualificação

1º Tiago Monteiro (Honda Civic) 1m21,792s
2º Néstor Girolami (Volvo S60) 1m22,031s
3º Norbert Michelisz (Honda Civic) 1m22,097s
4º Robert Huff (Citroën C-Elysée) 1m22,309s
5º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée) 1m22,409s
6º Nicky Catsburg (Volvo S60)
7º Thed Björk (Volvo S60)
8º Tom Chilton (Citroën C-Elysée)
9º Ryo Michigami (Honda Civic)
10º Yann Ehrlacher (Lada Vesta)