Ensaio Audi A5 Sportback de 252 Cv

Ensaio: Audi A5 SB 2.0 TFSI Sport Stronic quattro (252 CV)

Ao fim de quase 1.000km de utilização do A5Sportback no âmbito deste ensaio, podemos afirmar alto e bom som que este carro faz-nos sentido, e este motor também! Gostámos muito do motor a gasolina, da sua suavidade, do seu silêncio….e depois tudo ao contrario, gostámos imenso da sua potência, rapidez e eficácia! Um lobo com pele de cordeiro?

E essa é a grande conclusão deste ensaio do 2.0 TFSI (252CV). Ouviu? 252CV num motor de 2.000cm3. Um motor hiper suave, hiper silencioso que chega a fazer-nos pensar que é eléctrico e depois quando nos apetece acelerar…está tudo lá…a potencia, a rapidez, a alma e até o barulho (que podemos regular). O motor a gasolina é um motor muito mais nobre do que o diesel. Mesmo ao fim de anos e anos e de milhões e milhões de euros de desenvolvimento do diesel, não há nada como um bom motor a gasolina.

Aliás este motor que está para já apenas disponível nos Audi, não é o mais potente 2.0 a gasolina do grupo VW, pois existe um outro motor de 280cv que está disponível em alguns modelos VW e Skoda.

De qualquer forma é relevante a potência que se consegue já retirar de motores de 4 cilindros 2.0 a gasolina.

É a tendencia, e acreditamos que nos próximos anos cada vez menos motores diesel sairão das fabricas. Este é um momento em que o comprador de um carro novo deverá pensar como é que evoluirá o valor de mercado dos carros diesel versus gasolina. Se pensarmos que a preocupação dos governos é cada vez mais a questão das emissões e sabendo que as marcas não vão continuar a investir no desenvolvimento dos motores diesel, por ser demasiado caro, acreditamos que este é o momento de pensarmos no assunto. Carros comprados com financiamentos a 5/6 anos vão confrontar-se com o seu valor de mercado lá por volta de 2022! Como será o mercado automóvel nessa altura? Não é difícil acreditar que os diesel não serão propriamente os mais procurados….

Por tudo isso, podemos afirmar, que este motor 2.0 TFSI de 252CV é uma opção certa para este carro, pois apesar de não termos ainda experimentado a versão de 190CV, sentimos que esta opção é muito equilibrada, ou seja nunca falta motor, mas também não é um S5. Este motor é totalmente explorável, sem excessos e isso é uma boa sensação em tempos em que se exige bom senso e razoabilidade na nossa forma de viver.

Audi A5 Sportback_05

O Audi A5Sportback é muito forte em design, indiscutivelmente um dos mais bonitos e melhor conseguidos modelos da Audi, pois consegue ser moderno, ser sofisticado e ser desportivo ao mesmo tempo. Tal como em termos de imagem vai interessar a muita gente que facilmente se identificará com este conceito.

Audi A5 Sportback_03

Audi A5 Sportback_01

Outro dos atributos fundamentais no novo A5 Sportback é a sua componente tecnológica ao nível dos sistemas de regulação e set-up, seja no que diz respeito ao próprio automóvel, ajudas á condução e segurança e também á informação e entretenimento.

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Vale a pena aprofundar um pouco este tema, explicando melhor o que se pode encontrar no A5:

A função cockpit virtual permite que o painel de instrumentos tradicional em frente ao condutor, seja transformado num espaço fundamental de informação, pois a possibilidade de reduzir a dimensão do velocímetro e conta-rotações liberta muito espaço, que passa a ser ocupado pela informação escolhida. (ver fotos).

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Mas o écran principal é o que se situa exactamente no centro do painel, permitindo obter uma excelente visibilidade por parte dos vários passageiros.

Audi A5 Sportback_13

Assim o condutor tem á sua disposição 2 ecrãs de grandes dimensões que lhe proporcionam a disponibilidade em simultâneo de informação variada, que poderá estar visível num, ou noutro dos ecrãs.

De destacar na componente de ajudas condução, os sistemas: Advertência de velocidade; Auxiliar de Estacionamento; Headup display; Advertência de distancia; Assistente de congestionamento; Assistente de eficiência; Audi presense; Audi sideassist; Recomendação de pausa; Sensor de Chuva

Na componente informativa de Serviço e Controlo poderá acompanhar: pressão dos pneus; nível de óleo; Intervalos de serviço de assistência; Na componente entertainement, poderá: Regular e afinar qualidade som; Radio; Musica a partir de dispositivo externo; Telefone; Navegação ( com possibilidade de recorrer a imagens reais do Google Maps); Audi Connect (desde que tenha ligação a internet através de cartão de dados moveis); Smartphone Interface (que permite ligar o seu smartphone e passar a dispor da suas funcionalidades em ecrã.

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Esta sofisticação a nÍivel de sistemas de informação, entertainement e conectividade, constitui um dos motivos de escolha deste A5, pois permite a disponibilização de praticamente toda a informação dsiponivel num smartphone ou computador portatil, e no limite com a possibilidade de utilização do interface do nosso proprio telefone. Estamos inclusivamente a falar de aceder a email e mensagens sms.

Pedro Mendes/Autosport

Aceda a informação mais detalhada sobre o A5

Ficha técnica:

Motor 4 cil. em linha, injeção mista direta/indireta, turbo, intercooler 1984 cc
Potência 252 cv/5000-6000 rpm
Binário 370 Nm/1600-4500 rpm
Transmissão integral, caixa auto. de 7 vel.
Suspensão paralelogramo deformável com molas helicoidais à frente e atrás
TravagemDV/DV
Peso 1610 kg
Mala480l
Depósito58l
Vel. Máx. 250 km/h
Aceleração 0 aos 100 km/h6,0s
Consumo médio 5,9 l/100 km
Emissões CO2 136 g/km

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