Como escolher pneus para o seu SUV

Os SUV são o segmento da moda (até a Ferrari planeia lançar um) e esta é uma tendência que não parece desacelerar, a julgar pelas vendas deste tipo de veículos e pelo interesse crescente que por eles existe um pouco por todo o mundo. A combinação dos argumentos familiares, como o espaço a bordo, com o fora-de-estrada explicam o fenómeno que a indústria automóvel tem hoje em mãos. Mas como diz um célebre anúncio da Pirelli, “a potência não é nada sem controlo”. Neste caso, as aptidões são inócuas se não tiverem atitude e um parceiro (os pneus) com as quais se possam manifestar convenientemente…

Em qualquer veículo, os pneus são uma parte importantíssima da segurança na estrada, porque são o único ponto de contacto do veículo com o piso. Em carros mais pesados, altos e de maiores dimensões como os SUV, face a um turismo equivalente, os cuidados são ainda maiores, já que é preciso lutar contra uma maior inércia dos movimentos da carroçaria.

Na hora de escolher os melhores pneus para o seu SUV deve usar da razão que utilizaria se ponderasse trocar o seu carro por outro automóvel: o uso que fará com ele, o que realmente necessita… e o tamanho do orçamento.

Utiliza-o maioritariamente em auto-estrada e cidade? Apesar das capacidades para o fora-de-estrada, não é algo que realmente pratique ou interessa? Costuma ir à neve com ele? Ou utiliza-o nas mesmas condições de um turismo normal? Conhecer as suas exigências irão permitir-lhe eleger com melhor critério a classe de pneus com que deve equipar o seu veículo, devidamente orientado por um especialista, de uma casa de pneus ou de uma oficina, que o possam orientar e diminuir assim o risco de uma escolha menos adequada.

Leia também: Melhor dia para comprar carro…10 dicas para um bom negócio

As distintas gamas de SUV têm à sua disposição diversos fornecedores de pneus orientados a todo o tipo de uso, uns para a máxima prestação no asfalto, outros para pisos escorregadios como a neve e a terra, e outros ainda que apostam no melhor compromisso entre ambos. Mais importante do que tudo isto é mesmo evitar que o orçamento condicione dois aspetos fundamentais para a segurança: ter as medidas e capacidades corretas e apostar por pneus novos (e não recauchutados), de uma marca que ofereça plenas garantias sobre o seu desempenho. O barato muitas vezes sai caro e com a segurança não se brinca…

Leia também: Como aproveitar ao máximo o A/C do carro