Ford cria pick-up inspirada em avião-caça!

A criatividade norte-americana não tem limites, muito menos quando o assunto resvala para dois ícones da indústria local: por um lado, a Ford F-150 Raptor, a pick-up mais vendida do mundo. Por outro, o Lockheed Martin F-22 Raptor, atual coqueluche da Força Aérea norte-americana no que a aviões-caça diz respeito. A combinação de ambos é o que lhe trazemos agora, num projeto promovido pela marca da oval azul com a missão de angariar fundos ao longo de mais uma edição do AirVenture Oshkosh, no Wisconsin.

Desde 2008 que o evento é ‘patrocinado’ pela marca fundada por Henry Ford com edições especiais que são depois leiloadas a troco de somas avultadas de dinheiro. O montante é depois distribuído por diferentes associações. Neste caso, à Experimental Aircraft Association Gathering of Eagles — uma organização comprometida com a introdução dos jovens no mundo da aviação.

Licitada por 300 mil euros, esta Ford F-22 F-150 Raptorfoi adquirida por Gary Ackerman, de Las Vegas, embaixador do Esquadrão do F-22 na base aérea de Nellis, no Nevada.

“A nossa missão — tanto no ar como em terra — é criar condições para que haja competição. O montante reunido irá permitir que jovens ases possam chegar igualmente ao céu”, referiu Melvin Betancourt, diretor deste projeto.

Além da estética radical inspirada no caça onde vai buscar parte do nome, o motor biturbo Ecoboost de 3.5 litros da Ford F-22 F-150 Raptor entrega 545 cv e estonteantes 894 Nm de binário máximo (melhora os 450 cv e 692 Nm da versão convencional), o que a torna na F-150 Raptor mais potente de sempre.

A suspensão foi amplamente melhorada, sendo totalmente configurável, tal como os travões e a iluminação LED. O sistema de som conta com um amplificador de 1500 watts e não falta a fibra de carbono em vários detalhes da carroçaria.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.