GP de Aragão: Dobradinha da Honda

24/09/2017

Marc Márquez conquistou a vitória no GP de Aragão que teve lugar este domingo em Motorland, numa corrida intensa e marcada pelo regresso de Jorge Lorenzo ao pódio.

O espanhol da Honda teve que recuperar depois de um inicio de corrida onde a Ducati de Lorenzo que saiu bem na largada assumiu de imediato o comando da corrida, trazendo na sua roda Maverick Viñales e Valentino Rossi (Yamaha), enquanto Andrea Dovizioso (Ducati) era quarto na frente de Marc Márquez

O piloto italiano da Yamaha, estava mais forte e ainda antes do final da primeira volta subiu ao segundo lugar ultrapassando Viñales que perdia de imediato a terceira posição para Dovizioso e Márquez caindo numa assentada para quinto..

A 14 voltas do final Marc Márquez tentou despachar-se de uma só vez dos três que seguiam na sua frente, mas acabou por alargar a trajectória voltando à quarta posição.

Contudo na volta seguinte o espanhol da Honda atacou mesmo acabando por subir a terceiro, ultrapassando Dovizioso, enquanto na frente Lorenzo e Rossi ganhavam uma ligeira vantagem para os seus perseguidores, que Marc Márquez acabou por encurtar, ascendendo à segunda posição a 11 voltas do final ultrapassando Valentino Rossi.

Na luta pelo quinto lugar, Dani Pedrosa (Honda) surgia mais rápido e passava por Maverick Viñales procurando de imediato encostar em Dovizioso que era quarto.

Na frente era Lorenzo e Márquez que conseguiam afastar-se dos seus perseguidores e estavam já a cerca de dois segundos de Rossi que passava a ter de se preocupar com Dani Pedrosa que apresentava um bom ritmo e ultrapassava Dovizioso a oito voltas do final.

A luta pelo primeiro lugar estava em aberto e Márquez acabou por se despachar de Lorenzo com o espanhol da Ducati a responder e o piloto da Honda a aguentar a posição. Isto numa altura em que Rossi cai para quarto em troca com Dani Pedrosa, que rapidamente encostou em Jorge Lorenzo.

A cinco voltas do final Maverick Viñales subia a quinto ultrapassando Andrea Dovizioso e entrando numa intensa luta para ultrapassar Valentino Rossi que não facilitava e ia aguentando o seu companheiro de equipa atrás de si, até três voltas do final altura em que Viñales deixou para trás o piloto italiano.

Na frente Marc Márquez era mais líder e na luta pela segunda posição, Pedrosa ultrapassava Jorge Lorenzo, permitindo à Honda a dobradinha nesta 14ª ronda da temporada, com Marc Márquez a vencer, alcançando a sua quinta vitória da temporada e a relegar Pedrosa para o segundo lugar a 0,879s, enquanto Jorge Lorenzo terminou no lugar mais baixo do pódio a 2,028s, alcançando assim o seu segundo pódio da temporada.

Já Viñales foi quarto a 5,256s, na frente de Valentino Rossi que fechou o top cinco a 5,882s do vencedor.

Nota ainda para Andrea Dovizioso que terminou na sétima posição a 7,455s de Márquez, deixando o espanhol da Honda isolado no topo da classificação do campeonato.

Com estes resultados Mar Márquez é primeiro com 224 pontos, Andrea Dovizioso ocupa a segunda posição com 208 pontos, Maverick Viñales é terceiro agora com 196 pontos e Dani Pedrosa subiu a quarto com 170 pontos, mais dois que Valentino Rossi que é agora o quinto com 168 pontos .

A próxima ronda do Mundial é o GP do Japão a realizar a 15 de outubro.