O piloto foi contratado para bater um recorde de velocidade numa HRD V-Twin especialmente desenhada para atingir altas velocidades. A moto passou para a história com o cognome “Bathing Suit Bike”, porque Rollie cedo percebeu que deitar-se sobre a moto não seria suficiente para diminuir a resistência aerodinâmica, já que o seu fato de cabedal enfunava com o vento.
Por isso, o intrépido motard, decidiu despir-se e fez nova tentativa, vestido apenas com o seu capacete, um fato de banho e uns ténis. A proeza valeu-lhe o destaque da Life Magazin e um novo recorde mundial na categoria com uma velocidade máxima de 241.8 km/h.
Esta é apenas uma das dezenas de boas histórias de Bonneville Speedway, a maior pista natural do mundo e palco privilegiado para bater recordes de velocidade.
O estranho e inóspito local foi batizado pelo geólogo Grove Karl Gilbert em homenagem a Benjamim Bonneville, oficial do exército americano que explorou a região do Utah e os territórios do Oeste montanhoso em 1830.Tração mínima, velocidade máxima
Em 1907, Bill Rishell e investidores locais estudaram o potencial da planície salgada para condução com um Pierce Arrow e inauguraram a maior pista de velocidade do mundo e um grande ícone americano que está para a competição motorizada como Monument Valley está para os filmes western, desde que John Ford elegeu aquele monumento natural como cenário dramático das grandes cavalgadas pelo Oeste.
Apesar de estar a diminuir de tamanho, devido à extração de sal, a vastidão ( duas pistas com extensões de 16 e 19 km), planura e a quase nula resistência ao rolamento do sal, fazem de Bonneville o palco ideal para atingir recordes de velocidade máxima. Isto porque a fraca tração que o sal oferece no arranque, impede outro género de cronometragens – por exemplo dos 0 aos 100 km/h, ou drag races, a que a pista está erradamente associada.
A Bonneville Speedway tornou-se famosa e popular, especialmente na década de 1930, quando Ab Jenkins e Sir Malcom Campbell ali firmaram alguns dos mais espetaculares recordes de velocidade da época. O primeiro era corredor de dirt tracks foi eleito Mayor de Salt Lake City. Em 1935, tripulou o Duesenberg Mormon Meteor durante 24 horas à média de 217 km/h. Já Sir Malcolm Campbell, foi o mais célebre velocista (além de simpatizante fascista) da sua era, batendo vários recordes em terra e na água. Na pista de Bonneville foi o primeiro homem do mundo a guiar um automóvel acima dos 480 km/h a bordo do seu Napier-Campbell Blue Bird.
Estes eventos atraem milhares de entusiastas que também podem tomar o gosto da pista de sal e finalmente atingir a velocidade máxima dos seus Corvette Sting Ray ou dos seus Ford Mustang.
Se não tiver um muscle car à mão, pode ir no seu Hyundai de aluguer, que também é divertido, para si e para os cowboys que o estiverem a ver.
Rui Pelejão