A primeira prova de velocidade em Portugal

O Kilometro Automóvel de Vallada foi a primeira prova de velocidade automobilística disputada em Portugal, precisamente no dia 18 de Março de 1906.
Antes deste quilómetro lançado, o desporto automóvel em Portugal já havia dado os primeiros passos com provas disputadas no Hipódromo de Belém ou o Figueira da Foz-Lisboa, mas como prova de velocidade pura, o quilómetro lançado de Vallada foi a primeira.
Entre os participantes e grande entusiasta do automobilismo, o Infante D. Afonso, conhecido em Lisboa como o “Arreda”, porque era com esta buzinadela de voz grossa que afastava os incautos que se atravessavam no seu caminho.

Apesar de ser irmão do rei, o infante D. Afonso não conseguiu levar o seu FIAT à vitória na original prova ribatejana, como costumava acontecer noutras provas organizadas pelo Real Automóvel Club de Portugal.
Com uma média de 82,586 km/h o FIAT 24 de 40 cavalos, propriedade de Charles Henri Bleck acabaria por ser o mais rápido a cumprir o Kilómetro, realizando um tempo de 43,3 segundos.
A proeza esteve a cargo do chauffer profissional, José D`Aguiar, que apesar da resistência aerodinâmica oferecida pelos seus floreados bigodes, foi o mais rápido dos pilotos em prova.
A edição da revista Tiro e Sport, a preferida dos sportsman da época, dava grande destaque a esta corrida que ficará para a história como a primeira de velocidade disputada em Portugal.