Os veículos elétricos podem ser carregados de diferentes formas, sendo uma delas através de uma Wallbox. No entanto, o equipamento de carregamento entregue aquando da compra de um veículo elétrico, geralmente é um cabo para ligação a uma tomada convencional.
A Hyundai esclarece todas as questões relacionadas com este tema e ainda explica porque é o sistema de carregamento ideal para veículos elétricos.
O que é e como funciona uma Wallbox?
A Wallbox é um sistema que pode ser instalado em casa, na empresa, ou até na rua, para permitir o carregamento de veículos elétricos. Este é o sistema ideal para instalar em casa quando se adquire um veículo elétrico ou híbrido plug-in. É nada mais, nada menos, que um pequeno posto de carregamento que permite a realização de um carregamento muito mais rápido do que através de uma tomada elétrica normal, pois esta última pelo facto de ter uma potência muito reduzida, faz com que o tempo de carregamento total do automóvel possa facilmente chegar às 30 horas.
Para além do claro inconveniente a nível de tempo, carregar o automóvel durante tantas horas seguidas provoca danos na bateria do veículo a longo prazo, reduzindo a sua vida útil, e pode também causar problemas na rede elétrica e, até, sobreaquecimento, potenciando o risco de incêndio. Uma Wallbox, pelo contrário, protege todos os equipamentos ao ajustar a potência da corrente elétrica às características do veículo, em instalações elétricas monofásicas ou trifásicas.
Vantagens da utilização de uma Wallbox
• Tempo de carregamento – O tempo de carregamento através de uma Wallbox é bastante mais reduzido que o tempo de carregamento através de uma tomada normal. Para além disso, é o ideal,
pois não é demasiado lento ou rápido, o que protege a vida útil da bateria;
• Carregamento personalizado – É possível programar os horários de carregamento de forma a
carregar o automóvel nas horas em que o custo da eletricidade é mais baixo;
• Controlo do consumo de eletricidade – A Wallbox permite realizar uma análise aos tempos de carregamento de forma a que seja possível controlar o consumo de eletricidade;
• Local de instalação variado – Podem ser instaladas no exterior, independentemente da exposição climatérica, na parede ou até mesmo no chão. Os locais mais comuns são: moradias particulares, garagens privadas, condomínios, empresas, unidades de alojamento turístico e espaços públicos.
• Funcionalidades adicionais – podem incluir funcionalidades adicionais, como bloqueio do equipamento a pessoas não autorizadas, algo bastante relevante quando as Wallboxes são instaladas em espaços comuns como empresas ou condomínios.
As Wallboxes atuais podem ser divididas entre as mais simples e as mais complexas.
As mais simples, funcionam de forma elementar: basta conectar o carregador do automóvel à Wallbox e o carregamento inicia. Com as mais simples pode ser adicionada uma opção de ativação para que só as pessoas autorizadas tenham acesso à realização do carregamento.
Existem Wallboxes mais complexas onde até é feito um controlo dinâmico da potência. Se a energia consumida for elevada, o carregamento será mais lento e com uma potência inferior. Isto permite fazer uma maior gestão da rede elétrica disponível e é indicada para empresas ou espaços de utilização comum.
As Wallboxes suportam carregamentos até 22 kW, dependendo das características do veículo e da rede elétrica do local onde for instalado o equipamento. Quando se trata de Wallboxes que permitem o carregamento de dois veículos, a potência máxima da Wallbox é dividida disponibilizando até um máximo de 11 kW para cada veículo. Os custos de uma Wallbox dependem das caraterísticas do equipamento e, claro, se se pretende adquirir ou alugar.