A Hyundai Motor Company começou hoje a enviar o seu sistema proprietário Fuel Cell para a Europa, para utilização de empresas fora do setor automóvel, incluindo uma empresa suíça de soluções de hidrogénio, GRZ Technologies Ltd.
A exportação do seu sistema Fuel Cell demonstra a tecnologia avançada e a capacidade de produção da Hyundai em apoiar negócios de energia ecológica, e promove a sua estratégia de se tornar uma Smart Mobility Solution Provider,com a tecnologia Fuel Cell a desempenhar um papel fulcral.
O sistema Fuel Cell da Hyundai Motor conta com décadas de experiência. A Hyundai introduziu o seu primeiro veículo elétrico a Fuell Cell em 2000, o Santa Fe FCEV, seguido do primeiro FCEV no mundo a ser produzido em massa, o ix35 em 2013, e a segunda geração do SUV Fuel Cell, o NEXO em 2018.
Recentemente, a marca sul coreana enviou com sucesso as primeiras 10 unidades do XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião de serviços pesados a Fuel Cell produzido em massa, para a Suíça também.
A Hyundai Motor e a GRZ Technologies têm vindo a promover cooperação na tecnologia de armazenamento de hidrogénio desde o ano passado. A GRZ tem a tecnologia para armazenar cerca de cinco a dez vezes mais hidrogénio que antes, com uma pressão inferior a 30 bar, o que é significativamente inferior à pressão de armazenamento de um tanque de armazenamento de hidrogénio normal, 200 a 500 bar.
Prevê-se que esta tecnologia seja utilizada de várias formas através da cooperação das duas empresas no futuro. Utilizando o sistema Fuel Cell da Hyundai, a empresa planeia produzir um sistema de fornecimento de energia fixo para gerar eletricidade em horas de ponta. O sistema Fuel Cell é baseado no sistema utilizado no Hyundai NEXO.Adicionalmente, a Hyundai começou a enviar o sistema Fuel Cell parauma startup de soluções energéticas que produz geradores elétricos. Essa startup irá usar o sistema da Hyundai para produzir geradores de hidrogénio móveis. “Os sistemas Fuel Cell da Hyundai, oferecem diversas aplicabilidades e redimensionamentos além de veículos sem emissões,” afirma Saehoon Kim Vice-Presidente e Diretor do Fuel Cell Center na Hyundai Motor Group.
“Ao impulsionar o nosso sistema, os nossos parceiros em mobilidade, infraestruturas e energia, podem fazer potenciar ainda mais um ecossistema de hidrogénio abrangente.”
Em julho, a Hyundai Motor anunciou um plano para responder à política Green New Deal do governo Sul Coreano, com a exportação dos sistemas Fuel Cell, ao mesmo tempo que procura continuamente diversificar o seu negócio de hidrogénio para assegurar a liderança no mercado global.
Em dezembro de 2018, a Hyundai Motor Group anunciou o seu plano a longo prazo, ‘Fuel Cell Vision 2030’, e reafirmou o seu compromisso em acelerar o desenvolvimento de uma sociedade a hidrogénio, alavancando a sua liderança global nas tecnologias Fuel Cell.