8V Supersonic: modelo exclusivo da Fiat vai a leilão

A RM Shoteby’s leva a leilão no próximo mês de Março este Fiat 8V Supersonic, um clássico exclusivo com carroçaria Ghia. Com um preço estimado de mais de um milhão de euros, esta é uma das apenas oito unidades fabricadas que serviram de inspiração para o design de modelos posteriores da Aston Martin e da Jaguar.

Foram construídos apenas 114 modelos do 8V, no entanto o Supersonic foi um caso ainda mais exclusivo, uma vez que Ghia só produziu 8 unidades destes coupés muito especiais.

O Fiat 8V Supersonic, que surgiu em 1953, é um automóvel que ditou as linhas do futuro, pela mão da Carrozzeria Ghia. Este novo modelo baseou-se no ‘Otto Vu’, que tinha um motor V8 de 2.0 litros, no entanto teve que mudar a sua denominação para 8V, uma vez que a Ford era proprietária do termo V8 e, por isso, detinha os direitos de autor.

Pintado com a brilhante cor azul, o seu propulsor, que inicialmente foi concebido para ser um sedan de luxo, tem a capacidade de oferecer 105 CV de potência.

O automóvel procura agora um novo proprietário durante o Concurso de Elegância de Amelia Island, promovido pela RM Sotheby’s. O preço permanece numa incógnita, mas facilmente arrecadará uns bons milhões de euros!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.