As corridas milionárias de Monza

No passado mês de Julho teve lugar mais uma edição do Monza Historic, um evento inteiramente dedicado às corridas de automóveis históricos

Este ano o grande destaque foi para os automóveis do campeonato europeu de turismo e dos protótipos e carros de Sport de Le Mans dos anos 70.

Também os BMW M1, do campeonato ProCar, marcaram presença, numa mostra variada, mas que tem como características comuns o elevado valor histórico e de mercado.

Entre os modelos mais valiosos destacavam-se os dois Porsche 917, cujo valor de mercado pode superar os 10 milhões de euros. Os dois Ferrari 512BB LM valem cerca de três milhões de euros cada e o 250 LM, cerca de 15 milhões.

Ainda assim, estes valores astronómicos parecem quase irrisórios, quando comparados com o valor de mercado do único Ferrari 330 GTO presente, com o número de chassis 4561SA, que pode superar os 25 milhões de euros.

Em comparação, os automóveis de turismo, como os BMW 3.0 CSL ou os Ford Capri, apresentam valores que superam os 200 000 euros. Mas havia uma grelha inteira deles.

Os Grupo C do final dos anos 80 e princípio dos anos 90 têm valores que oscilam entre os 300 000 euros ou valores que superam o milhão de euros, no caso do Lancia LC2 ou dos Porsche 956 ou 962.

O Jornal dos Clássicos esteve presente, com o seu colaborador Antonio Cappelari, graças a quem podemos oferecer aos nossos leitores esta magnífica reportagem fotográfica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.