O Aston Martin mais importante do mundo vai a leilão

Com mais de 100 anos de história, a Aston Martin é conhecida por ter produzido alguns dos automóveis desportivos e de corrida mais desejáveis de sempre. Agora, a RM Sotheby’s leva a leilão em Agosto em Pebble Beach Concours d’Elegance um DBR1 de 1956 e, segundo a própria leiloeira, é só o “mais importante de sempre”.

Pela primeira vez é levado a leilão público um DBR1, sendo que a RM Sotheby’s prevê que o veículo atinja os 20 milhões de dólares (cerca de 18 mulhões de euros). Se este valor for atingido, certamente que o leilão ficará para a história, uma vez que se torna no Aston Martin mais valioso alguma vez já vendido em hasta pública.

Rival de modelos como Mercedes 300 SLR e Ferrari 250 GTO, o DBR1 foi o grande vencedor das 24 Hours de Le Mans no ano de 1959. E o invejável histórico de corridas não se fica por aqui: ganhou o Nürburgring 1000 KM no mesmo ano com Sir Stirling Moss ao volante, tendo ajudado a equipa a vencer o World Sportscar Championship. O automóvel passou ainda pelas mãos de grandes pilotos como Carroll Shelby, Jack Brabham, Roy Salvadori, entre outros.

Depois desta época de glória, o Aston Martin aposentou-se para ser reparado e vendido a proprietários privados. Foi condecorado como o carro desportivo mais elegante de Pebble Beach em 2001, antes de ser adquirido por seu actual proprietário, que recentemente o colocou à venda.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.