Aston Martin protótipo já foi vendido

A leiloeira inglesa Bonhams celebrou da melhor forma o 25º aniversário do evento anual no Festival of Speed, em Goodwood, com vendas acumuladas de 10 milhões de libras (cerca de 11 milhões e meio de euros).

Um dos destaques do evento foi a venda de um raro Aston Martin DB2/4 MkII Coupé Design Project 193 (DB Mark III Prototype), de 1957, por 381 407 euros (£337,500).

De acordo com os registos da marca, no final de 1956 começou a ser desenvolvido um novo modelo, baseado num chassis DB2/4 Mark II.

O “Design Project 193” serviria de base para o futuro DB2/4 Mark III (ou DB Mark III), ostentando uma nova grelha de radiador, um capot motor mais curvo, e novos farolins traseiros.

No interior, todo o tablier foi remodelado, com um novo painel de instrumentos.

Mecanicamente, o protótipo vinha equipado com um motor de seis cilindros em linha “VB6” com dupla árvore de cames à cabeça e três litros de capacidade, completamente redesenhado por Tadek Marek, à semelhança do que havia feito com o motor do Aston Martin DB3S.

Rebatizado DBA, o motor debitava 162 cavalos de potência às 5500 rotações, o suficiente para que o modelo chegasse aos 100 km/h em apenas 9,3 segundos.

Outra das novidades do chassis foi a estreia de um sistema de travões de disco nas quatro rodas, embora estes só ficassem disponíveis no eixo da frente nos modelos de produção.

Com o chassis número #AM300/3A/1300, o magnífico Aston Martin participou no Rali de Monte Carlo de 1958, conduzido pela dupla Raymond Baxter/Jack Reese. Debatendo-se com um terrível temporal, a equipa levou o DP193 até ao fim, embora não se classificassem por terem excedido o tempo máximo.

Breve na carreira de modelo de competição, o DP193 foi vendido em 1959, tendo passado por vários proprietários, até chegar ao World of Speed Museum, em Oregon, nos Estados Unidos.

Mantendo a maioria dos seus componentes originais, incluindo motor e caixa de velocidades, o Aston Martin DP193 é uma importante peça na história da marca inglesa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.