O Bell XFM-1 foi um capacete desenvolvido para o desporto motorizado do mais alto nível, com a carcaça em fibra de vidro e poliestireno expandido EPS, para absorver impactos. Tem entalhes na lateral que permite o piloto abrir ou fechar facilmente a viseira enquanto está a utilizar luvas. A viseira tem três posições, fechada, aberta, ou a meio termo.
O Bell XFM-1 foi utilizado por Senna de 1983 a 1989. Este exemplar em específico foi utilizado na temporada de 1988, naquele que se tornaria no primeiro ano que Senna venceria o campeonato de pilotos, após várias lutas renhidas com Alain Prost, na equipa McLaren-Honda. Vários são os patrocinadores icónicos presentes neste capacete, como a Marlboro, Nacional, Honda e Hugo Boss. Para além disso, tem o seu autógrafo, que acredita-se ser original.
Este capacete foi vendido por 102.000 dólares, cerca de 91.932 euros, num leilão on-line organizado pela RM Sotheby’s, de 22 de Novembro a 2 de Dezembro, destinado a memorabilia relacionada com Fórmula 1.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.


