Publicidade Continue a leitura a seguir

Capacete de Senna vendido por mais de 90 mil euros

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ayrton Senna é aquele piloto que ficará para sempre na história da Fórmula 1, mas infelizmente faleceu no fatídico Grande Prémio de San Marino em 1994, tal como Roland Ratzenberger. O esquema de cores do capacete do piloto brasileiro é um dos mais reconhecidos de sempre e bastante replicado por fans em todo o mundo. O desenho da autoria de Sid Mosca é baseado na bandeira do Brasil. Senna utilizou vários capacetes, ao longo da sua carreira, quase todos da marca Bell, mas nos últimos anos que esteve na competição utilizou capacetes de outras marcas.

O Bell XFM-1 foi um capacete desenvolvido para o desporto motorizado do mais alto nível, com a carcaça em fibra de vidro e poliestireno expandido EPS, para absorver impactos. Tem entalhes na lateral que permite o piloto abrir ou fechar facilmente a viseira enquanto está a utilizar luvas. A viseira tem três posições, fechada, aberta, ou a meio termo.

O Bell XFM-1 foi utilizado por Senna de 1983 a 1989. Este exemplar em específico foi utilizado na temporada de 1988, naquele que se tornaria no primeiro ano que Senna venceria o campeonato de pilotos, após várias lutas renhidas com Alain Prost, na equipa McLaren-Honda. Vários são os patrocinadores icónicos presentes neste capacete, como a Marlboro, Nacional, Honda e Hugo Boss. Para além disso, tem o seu autógrafo, que acredita-se ser original.

Este capacete foi vendido por 102.000 dólares, cerca de 91.932 euros, num leilão on-line organizado pela RM Sotheby’s, de 22 de Novembro a 2 de Dezembro, destinado a memorabilia relacionada com Fórmula 1.