Filipe Albuquerque confirmado no Caramulo Motorfestival

Filipe Albuquerque é o mais recente piloto a confirmar a sua presença no Caramulo Motorfestival. O piloto português fará subidas da Rampa do Caramulo em demonstração, levando alguns convidados no lugar de co-piloto no Domingo, dia 10 de Setembro.

A sua paixão pelo automobilismo surgiu com apenas oito anos quando experimentou a adrenalina de um kart.

Em 1998 sagrou-se Vice-Campeão Nacional e venceu a Taça de Portugal na Categoria Iniciados e em 2003 aceita o convite da prestigiada construtora CRG para piloto oficial ao mesmo tempo que assume o mesmo estatuto junto da Dunlop permanecendo durante dois anos.

Em 2005, é chamado para o projecto Red Bull Junior Team que visa a nível mundial formar jovens promessas do automobilismo em futuros pilotos de F1.

2006 viria a ser o ano de consagração, quando aos 21 anos e sob a alçada da Red Bull Junior Team, vence o Campeonato Europeu de Fórmula Renault 2.0 e o Norte Europeu de Fórmula Renault 2.0. É ainda eleito o melhor piloto da Red Bull Junior Team que era composta por 18 pilotos a nível mundial.

Com estas conquistas, a Red Bull reforça o seu apoio e em 2007 coloca-o a competir na World Series by Renault, terminando a temporada no quarto lugar da geral. Foi o melhor piloto estreante na categoria.

No dia em que comemorou 22 anos, fez o seu primeiro teste oficial aos comandos do F1 da Toro Rosso. Efectuou ainda duas corridas na GP2 Series, campeonato considerado uma das antecâmaras da F1.

Em 2010 Albuquerque passa a piloto oficial da Audi Itália e disputa o Campeonato Italiano de GT3 sagrando-se Vice-Campeão depois de ter subido ao pódio por nove vezes ao longo do ano.

Sagrou-se ainda Campeão dos Campeões no Race of Champions 2010 lugar que conquistou depois de vencer a edição portuguesa da prova. Foi a primeira vez que um piloto português participou no evento. Bateu o actual Campeão do Mundo de F1, Sebastian Vettel e ainda o Hepta Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Loeb.

Em 2011 é piloto oficial da Audi no DTM, onde se mantém actualmente. No início de 2014 é anunciado como piloto oficial da Audi para as 24h de Le Mans e para as 6h de Spa. Nas 24h de Le Mans foi distinguido com o prémio ‘Melhor Rookie do Ano’.

Foi ainda Vice-Campeão do European Le Mans Series que disputou com a JOTA.