Para encontrarem um automóvel digno desse nome, tinham que se dirigir à Lua e procurar um dos três Lunar Rover que as últimas missões do projecto Apollo deixou por lá.
O LVR ou Lunar Roving Vehicle foi desenvolvido em apenas 17 meses e utilizado pela primeira vez durante a missão da Apollo 15, que se iniciou a 26 de Julho de 1971. A bordo seguia a tripulação, três astronautas, e um LVR. O comandante da missão, David R. Scott, foi também o único motorista nesta ocasião. O LVR permitiu aos dois astronautas na Lua a possibilidade de cobrirem distâncias mais longas, aproveitando melhor o pouco tempo disponível. Dois outros LVR, também chamados de Moon Buggies, foram utilizados nas duas seguintes missões Apollo. O programa foi cancelado após a 17ª missão, em Dezembro de 1972.
O LVR foi construído pela Boeing, que ganhou o concurso lançado pela NASA. A General Motors colaborou no desenvolvimento dos motores, suspensão e rodas. Produziram-se sete protótipos e apenas quatro LVR completos. Três foram utilizados na Lua, enquanto o quarto acabou por servir apenas como dador de peças para os restantes.
Os LVR tinham 3,1 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,3 metros e apenas 1,14 metros de altura. Na Terra pesava 210 quilos, mas na Lua, graças à menor gravidade, este valor reduzia para 35 quilos. A velocidade máxima atingida na Lua foi de 11 km/h. Os astronautas referiram que, por causa da gravidade lunar ser apenas 1/6 da verificada na Terra, a estabilidade do veículo a este ritmo impunha respeito.
O LVR possuía quatro motores eléctricos, um em cada roda, com 0,25 cv de potência. os dois eixos eram direccionais, conferindo maior agilidade ao veículo. Esta solução impunha a existência de mais dois motores eléctricos para essa função. Existia ainda um travão mecânico. A energia era fornecida por duas baterias de zinco e prata, com tensão de 36 volts e capacidade de 121 Ah/hora. Teoricamente, a autonomia era de 92 km, mas nenhum dos três LVR que foram à lua chegaram perto de esgotar a carga.A utilização do Lunar Rover só foi possível porque, para as Missões 15, 16 e 17 do programa Apollo, a NASA desenvolveu fatos dos astronautas que lhe permitiam dobrar-se, podendo assim sentar-se aos comandos do LVR. O veículo era comandado por uma espécie de manche, com instrumentação completa para navegação. Os astronautas nunca se afastavam muito do Módulo Lunar, mas durante a Missão 17, o LVR percorreu 35,9 km.
O projecto custou, na altura, 38 milhões de dólares, o que, se dividirmos pelos quatro exemplares totalmente funcionais produzidos, daria 9,5 milhões de dólares por cada um. Todavia, levando em conta a inflação, o projecto custou 228,760 milhões de dólares ou 57,17 milhões por cada LVR. O único automóvel que sobreviveria à destruição do planeta seria também o mais dispendioso de sempre.
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